”Blog

Pesquisas desenvolvidas pelo IPA são destaque na Reunião Anual da SBPC no Recife‏
























As pesquisas nas áreas de biotecnologia e fitossanidade, a exemplo dos agentes predadores das cochonilhas da palma forrageira e das larvas da muriçoca comum, transmissora da filariose, são os principais destaques em exposição pelos técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no estande da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), durante a realização da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro, que acontece até esta sexta-feira (26/07), no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem atraído a atenção de acadêmicos, professores, alunos e visitantes de diversas áreas do conhecimento.
Para estudante de Ciência Biológicas Ísis Viviane Bezerra da Silva, o que mais chamou sua atenção foi a criação, em laboratório, do crisopídeo (Leucochrysa sp.), potencial agente no controle biológico de diversas pragas, inclusive das cochonilhas do carmim e de escama, grandes ameaças que vêm atingindo áreas de cultivo de palma forrageira no Estado. Esse predador é criado no Laboratório de Entomologia do IPA (Laben – Crisobiol).
Inseticida biológico - Desenvolvido à base da bactéria Bacillus sphaericus, comum no solo e na água, o inseticida biológico granulado, que controla a população da muriçoca em seu estado larval, por exemplo, é uma das apostas do instituto na redução dos índices da filariose, que encontra na Região Metropolitana do Recife, uma de suas mais altas incidências no país. Para a bióloga e coordenadora da pesquisa, Liane Maranhão, o produto é colocado em reservatórios de água, principalmente suja. “Ao ingerir o granulado, a larva contrai uma infecção no intestino. O quadro evolui para infecção generalizada, provocando sua morte”, explicou.
Segundo ela, o granulado é uma “evolução” do material produzido antes pelos biólogos do IPA. “Trabalhamos com o caldo fermentado que também é feito à base da mesma bactéria e era eficaz, mas a nova forma granulada tem mais estabilidade, sendo mais concentrada e prática do que o caldo”, disse.Ascom/IPA
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários