16 agosto 2013

Menos agrotóxico na mesa do Pernambucano



O projeto Agricultura sem Agrotóxicos desenvolvido pela Cooperativa de Produtores Agrícolas de Sapucarana, em Bezerros, vai ser multiplicado para outras regiões do estado. A ampliação foi autorizada pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, que nesta sexta-feira (16) foi conhecer a metodologia do trabalho implantada pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A apresentação também foi acompanhada pelo secretário Executivo da Agricultura Familiar, José Claudio, e pelo presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, no salão comunitário local.

Para a ampliação, equipes do IPA e do Prorural farão um levantamento técnico para identificar as necessidades de cada área, conforme a vocação produtiva. "Precisamos avançar na formação técnica dos jovens rurais, a fim de que tenhamos uma agricultura limpa, de base sustentável e que leve, de fato, saúde à mesa do nosso povo”, salientou Aldo Santos.

Implantado pelo IPA em 2011, o projeto atende a produtores dos municípios de Bezerros, Camocim de São Felix e Sairé, levando inovação tecnológica, por meio da realização de cursos - com aulas teóricas e práticas - sobre todo o processo de produção sustentável, desde o preparo do solo até o plantio.

De acordo com o presidente do IPA, o projeto é fruto de um trabalho integrado entre a pesquisa, a extensão rural e os saberes do povo, onde todos contribuem com conhecimento. “É importante que esse conhecimento dos produtores de Sapucarana que aprenderam a produzir com qualidade e sem veneno seja disseminado”, avaliou Júlio Zoé.  

O agricultor José Adibalran falou de sua experiência. “Esse curso não nos ensinou apenas a trabalhar sem agrotóxicos, mas a ter uma redução de custos e produzir biofertilizantes com os nutrientes necessários para a saúde da planta”, disse.


Participaram do evento o deputado Paulo Rubens, o vice-prefeito de Bezerros, Breno Borba, o secretário de Agricultura de Bezerros, Neto de Valmir e o vereador Eugênio Severino.

Ascom/IPA

Blog Bruno Brito
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Broomer






ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

PARCERIA
















Tecnologia do Blogger.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

MESTRE SERVIÇOS






PARCEIRO






Cachoeira do Roberto 200 Anos

Cachoeira do Roberto 200 Anos

Instagram


Pesquise







Mais Acessadas

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI