”Blog

Iterpe entrega títulos de terra a agricultores de Gravatá

Agricultor familiar assina documento que dá a ele a segurança jurírica sobre a terra onde vive e produz.

O diretor-presidente do Iterpe, Getúlio Gondim (à direita), entrega título de posse de terra a agricultores do assentamento Santo Antônio, em Gravatá.



Em mais uma ação de reforma agrária, o Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado – iterpe, da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco – Sara, entregou títulos de terra e beneficiou 28 famílias rurais Zona da Mata, nesta sexta-feira, dia 18 de outubro.
Foram entregues títulos de posse a agricultores do assentamento Santo Antônio, no município de Gravatá, em solenidade que aconteceu às 07h, na sede da associação do assentamento, com as presenças do secretário de Agricultura, Aldo Santos, do diretor-presidente do Iterpe, Getúlio Gondim, e do diretor de Recursos Hídricos do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, Albérico Rocha.
De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Terras, a conquista do título vai proporcionar ao agricultor familiar segurança jurídica e cidadania, além de viabilizar o acesso às políticas públicas e sociais.
– De posse dos títulos, os agricultores familiares têm acesso ao crédito agrícola, ao Programa de Habitação Rural, aposentadoria, assistência média, entre outros, podendo investir na própria terra e proporcionar mais geração de emprego e renda, contribuindo significativamente com a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais – disse Gondim, lembrando que a titulação permite ao agricultor se cadastrar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), programa que garante a compra, por parte das prefeituras, da produção dos alimentos da agricultura familiar para a merenda das escolas.
O assentamento Santo Antônio abriga 33 famílias que vivem da agricultura familiar. Entidade responsável por gerir assentamentos estaduais em Pernambuco, o Iterpe realiza a entrega de títulos como parte dos programas de reforma agrária do Estado e do Governo Federal.  Ascom


Blog Bruno Brito











Postar um comentário

0 Comentários