”Blog

Solenidade comemorativa dos 78 anos do IPA reúne lideranças políticas empresariais





















O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) comemorou 78 anos de atuação em solenidade realizada nesta quinta-feira (03/10). Prestigiaram o evento, os secretários da Casa Civil, Tadeu Alencar,da Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos,os deputados estaduais, Ângelo Ferreira e José Maurício, o diretor do ITEP e pesquisador do IPA, Geraldo Eugênio de França, o Vice-Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), professor Marcelo Carneiro Leãoe o presidente da Emater-Paraíba, Giovani Medeiros, entre outras autoridades.
Durante a cerimônia, o secretário Aldo Santos destacou que o IPA tem umpapel estratégico na construção de uma nova sociedade. “O instituto fortalece e incrementa o setor agropecuário interiorizando o desenvolvimento. É ainda responsável pela integração de três importantes pilares: pesquisa, extensão rural e infraestrutura hídrica”, disse.
O evento marcou o lançamento do livro “IPA – Uma História de 75 Anos de Ciência Agronômica em Pernambuco”, do ator e diretor do espetáculo Paixão de Cristo, de Nova Jerusalém, Carlos Reis, que autografou os exemplares ao final da solenidade. Outro destaque foi a palestra do secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, que falou em tom informal sobre o modelo de gestão governamental e enfatizou o reconhecimento do governo quanto ao trabalho realizado pelo IPA.
Para o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, a instituição se constitui numa importante ferramenta de desenvolvimento, ao levar inovação tecnológica e conhecimentos, ao homem do campo, por meio dos diversos serviços prestados em 182 municípios do Estado. “Tão importante quanto desenvolver o conhecimento é disseminà-lo. E o IPA cumpre esse papel, sendo a instituição que mais desenvolveu tecnologias, democratizando-as para o produtor”, afirma Zoé.


IPA - Criado em 1935, o Instituto Agronômico de Pernambuco tem a missão de gerar e adaptar tecnologia, prestar assistência técnica e extensão rural, prioritariamente, aos agricultores de base familiar, realizar obras de infraestrutura hídrica e disponibilizar bens e serviços para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. Atualmente, a estrutura física do IPA conta com instalações em Recife, onde funciona sua sede, uma biblioteca, 12 laboratórios de pesquisa e serviços e um centro de produção e comercialização. No interior, o IPA dispõe de 12 estações experimentais, um centro de produção e comercialização, 12 gerências regionais, 182 escritórios locais de Ater, quatro unidades de infraestrutura hídrica e um centro de treinamento. Ascom/IPA

Blog Bruno Brito 

Postar um comentário

0 Comentários