”Blog

Deputados vão entregar abaixo-assinado a Dilma contra redução do Canal do Sertão

O

Os deputados da Assembleia Legislativa vão entregar um abaixo-assinado ao Ministério da Integração Nacional e à presidente Dilma Rousseff demonstrando insatisfação sobre a redução do Canal do Sertão. A decisão foi tomada nesta quarta (13 de novembro), em audiência pública da Comissão Especial de Acompanhamento às Medidas de Enfrentamento à Seca e Obras Estruturadoras do Semiárido. O encontro reuniu vários parlamentares, oito prefeitos do Sertão do Araripe, vereadores e outras autoridades ligadas ao tema.

O Deputado Estadual Adalberto Cavalcanti que é da comissão, presente ao encontro,  falou da importância da obra do Canal do Sertão e que ele será um dos soldados que vai defender a originalidade do projeto para que todos os municípios até então incluídos anteriormente possam ser beneficiados.
Quem também esteve presente a audiência  foi o Vice Prefeito de Petrolina Guilherme Coelho, o Vereador Ronaldo Silva e o Deputado Odacy Amorim.
O presidente do grupo, deputado Raimundo Pimentel, do PSB, afirmou que o projeto original previa que 100 mil hectares do Sertão pernambucano fossem atendidos pela obra. No entanto, a medida sofreu alterações e a área beneficiada no Estado será somente de 30 mil hectares. Pimentel ressaltou a mudança que retira a benfeitoria de quase todos os municípios do Sertão do Araripe. //
O parlamentar ainda disse que se a obra já tivesse sido executada, a sociedade não estaria assistindo à morte do gado e ao desespero dos produtores sertanejos com a estiagem. A audiência não teve participação de representante do Ministério da Integração Nacional.
Marcelo Teixeira, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), órgão ligado ao Ministério da Integração, relatou que o presidente da entidade, Elmo Vaz Bastos de Matos, informou que teria todo o interesse em participar da audiência, mas não ficou sabendo do encontro. Raimundo Pimentel rebateu alegando que o Ministério confirmou representante na reunião e, inclusive, a presença de funcionário da empresa responsável pela construção do Canal do Sertão.
O secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo dos Santos, destacou que é preciso pensar nos sistemas de irrigação do Sertão de forma integrada, entendendo a complexidade do processo no São Francisco e no Araripe. Aldo ressaltou a existência de um novo projeto, que integra a discussão sobre a própria transposição do Rio São Francisco. Segundo ele, o papel do Governo do Estado, já que se trata de obra federal, é discutir com o Ministério da Integração, a Codevasf e todos os segmentos do Araripe.//(L.R.)
Fonte: Blog Vinicius de Santana
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários