”Blog

Seminário de Extensão Rural reúne autoridades e extensionistas em Gravatá



A abertura do 6º Seminário de Extensão Rural em Pernambuco “Convivência com o Semiárido e Sustentabilidade - Aprender a Conviver, Conviver para Preservar” reuniu autoridade e mais de 400 extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), na segunda-feira (02/12), no Centro de Convenções do Hotel Fazenda Portal de Gravatá. O evento, que segue até esta terça-feira (03/11), é realizado dentro das comemorações do Dia do Extensionista.

Em sua fala, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, ressaltou a importância do seminário, que este ano reuniu além dos extensionistas, representantes de outros segmentos da sociedade civil, entre os quais participaram os movimentos sindicais e os povos indígenas. “É uma oportunidade de criar novos canais de diálogo, ampliando a atuação dos extensionistas que fazem um trabalho de integração entre o homem do campo e as inovações tecnologias”, disse ele.

Para o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, a realização do Seminário é defundamental importância. “É uma oportunidade de trocar experiências e adquirir novos conhecimentos, a fim de desenvolver estratégias de trabalho focadas na construção de uma assistência técnica e extensão rural, que atenda aos agricultores familiares, de forma sustentável", afirmou o presidente do IPA.

Nas palavras do diretor de Extensão Rural, Genil Gomes, são os extensionistas que desenvolvem processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços da agricultura familiar. “Eles contribuem para a preservação ambiental, o aperfeiçoamento da mão-de-obra rural, a agregação de valor e a inclusão social”, falou Gomes. Em seu discurso ele chamou a atenção para os números do IBGE. “A ação do extensionista triplica a renda média  mensal dos agricultores familiares, ou seja, o agricultor familiar que não recebe Ater tem renda mensal de R$ 700,00, enquanto aquele que recebe alcança até R$ 2.139,00.


Também estiveram presentes ao evento o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do IPA, Antônio Santana, o diretor de Recursos Hídricos, Albérico Rocha, o deputado estadual, Ângelo Ferreira, o prefeito de Bonito, Rui Barbosa, o prefeito de Tuparetama, Dêva Pessoa, o diretor da Asbraer, Hector Barreto, o representante do Banco do Nordeste, José Fernandes, o representante do Banco do Brasil, Diego Kronbouer, o delegado do MDA, Demetrius Fiorante, e o representante do Sintape, Manoel Bernardes.
Ascom IPA
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários