03 dezembro 2013

Seminário de Extensão Rural reúne autoridades e extensionistas em Gravatá



A abertura do 6º Seminário de Extensão Rural em Pernambuco “Convivência com o Semiárido e Sustentabilidade - Aprender a Conviver, Conviver para Preservar” reuniu autoridade e mais de 400 extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), na segunda-feira (02/12), no Centro de Convenções do Hotel Fazenda Portal de Gravatá. O evento, que segue até esta terça-feira (03/11), é realizado dentro das comemorações do Dia do Extensionista.

Em sua fala, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, ressaltou a importância do seminário, que este ano reuniu além dos extensionistas, representantes de outros segmentos da sociedade civil, entre os quais participaram os movimentos sindicais e os povos indígenas. “É uma oportunidade de criar novos canais de diálogo, ampliando a atuação dos extensionistas que fazem um trabalho de integração entre o homem do campo e as inovações tecnologias”, disse ele.

Para o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, a realização do Seminário é defundamental importância. “É uma oportunidade de trocar experiências e adquirir novos conhecimentos, a fim de desenvolver estratégias de trabalho focadas na construção de uma assistência técnica e extensão rural, que atenda aos agricultores familiares, de forma sustentável", afirmou o presidente do IPA.

Nas palavras do diretor de Extensão Rural, Genil Gomes, são os extensionistas que desenvolvem processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços da agricultura familiar. “Eles contribuem para a preservação ambiental, o aperfeiçoamento da mão-de-obra rural, a agregação de valor e a inclusão social”, falou Gomes. Em seu discurso ele chamou a atenção para os números do IBGE. “A ação do extensionista triplica a renda média  mensal dos agricultores familiares, ou seja, o agricultor familiar que não recebe Ater tem renda mensal de R$ 700,00, enquanto aquele que recebe alcança até R$ 2.139,00.


Também estiveram presentes ao evento o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do IPA, Antônio Santana, o diretor de Recursos Hídricos, Albérico Rocha, o deputado estadual, Ângelo Ferreira, o prefeito de Bonito, Rui Barbosa, o prefeito de Tuparetama, Dêva Pessoa, o diretor da Asbraer, Hector Barreto, o representante do Banco do Nordeste, José Fernandes, o representante do Banco do Brasil, Diego Kronbouer, o delegado do MDA, Demetrius Fiorante, e o representante do Sintape, Manoel Bernardes.
Ascom IPA
Blog Bruno Brito
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

CONNECT VIAGENS E TURISMO






Broomer






ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI











Tecnologia do Blogger.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

MESTRE SERVIÇOS






PARCEIRO






Cachoeira do Roberto 200 Anos

Cachoeira do Roberto 200 Anos

Instagram


Pesquise







Mais Acessadas

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI