”Blog

Jovem sofre parada cardíaca e morre em teste físico para escola do Exército


Jovem morre de parada cardíaca em teste físico para escola do Exército (Foto: Reprodução / TV Globo)

O jovem Fellipy Caetano Silva, 18 anos, morreu no Recife, na última quarta-feira (22), durante corrida que faz parte do teste de aptidão física para ingresso no Centro de Preparação de Oficiais de Reserva (CPOR), tradicional escola do Exército, na capital pernambucana.
Em nota, a assessoria de comunicação do Comando Militar do Nordeste classificou como "mal súbito" o que aconteceu com o estudante durante a corrida. A instituição informa que foi prestado atendimento pela equipe de saúde que acompanhava a prova e que o rapaz foi transferido para o Hospital Militar do Recife. No entanto, cerca de uma hora e meia depois de passar mal, Fellipy Silva morreu, devido a uma parada cardíaca. Um procedimento administrativo foi aberto para apurar o ocorrido.
Rita Gomes da Silva, mãe do jovem, conta que ele já havia se queixado anteriormente de outras etapas da prova. "Ele já tinha feito umas corridas, e chegou aqui dizendo que quase não aguentava no final. Eu pedi para ele não ir mais, mas ele me disse: 'Mainha, eu vou realizar meu sonho'", contou, emocionada, durante o velório do filho, realizado nesta quinta (23), em Caruaru, Agreste pernambucano. O enterro aconteceu no fim da tarde, no distrito rural de Terra Vermelha.
O pai, Ambrósio Silva, se sentiu frustrado com a conversa que teve com representantes do CPOR. "Ele morreu do coração, mas não me explicaram a causa. Perguntei se fizeram exames antes de ele fazer todos esses exercícios. Me disseram que não, porque demora e isso vai tempo. Não quero que isso aconteça com outros jovens... Entrar e não ter um laudo, um parecer", lamentou.
Diferentemente do que afirmou o pai do rapaz, o Comando Militar do Nordeste informou na nota que Fellipy Silva foi submetido a exame clínico, realizado com a equipe de saúde do CPOR, e foi considerado apto para participar do teste físico.
Veja a íntegra da nota divulgada pelo Comando Militar do Nordeste:
"No dia 22 de janeiro, por volta das 8 horas e 30 minutos da manhã, durante a realização da corrida do Exame de Aptidão Física, com a participação de 313 (trezentos e dezoito) candidatos, previsto na Seleção Complementar para habilitação à matrícula dos alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R), conforme a legislação que rege a Seleção Especial para os Centros e Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva, o conscrito FELLIPY CAETANO SILVA, 18 anos, natural de Caruaru – PE, sofreu um mal súbito, sendo prestado o atendimento inicial pela equipe de saúde daquele Centro, que acompanhava o Exame.
O conscrito FELLIPY foi removido para o Hospital Militar de Área do Recife (HMAR) para procedimentos de emergência. Por volta das 10 horas, lamentavelmente, o conscrito FELLIPY veio a falecer, vítima de parada cardiorrespiratória.
O conscrito participou do Exame de Aptidão Física após ter sido considerado apto no Exame Clínico realizado pela equipe de saúde do CPOR/R.
Foi aberto procedimento administrativo para apurar as circunstâncias do fato. O Comando Militar do Nordeste lamenta o ocorrido e está prestando todo o apoio à família do conscrito". (G1)
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários