”Blog

Projeto de Odacy que restringe uso de cigarro em estádios de futebol passa na Comissão de Justiça da Alepe e segue para votação em plenário


Na primeira reunião de 2014 da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco, ocorrida nesta terça-feira, dia 4, o colegiado aprovou sete matérias.  Entre elas, a de nº 1.606/13 que restringe o consumo e comercialização de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto que produza fumo ou fumaça; sendo derivado ou não do tabaco; nos estádios de futebol. A proposição, de autoria do deputado Odacy Amorim (PT), foi relatada pelo deputado Rodrigo Novaes (PSD). Agora o texto segue para a voltação em plenário.

O objetivo do parlamentar com essa proposta é evitar que cigarros, charutos, cachimbos ou produtos similares, façam parte de um ambiente que visa a prática esportiva e de hábitos saudáveis como são os estádios de futebol. Além disso, a proposta visa evitar a exposição dos não fumantes a esses produtos.

"Quem não fuma e está no mesmo ambiente do fumante se torna um fumante passivo e fica exposto ao cigarro que é considerado pela Organização Mundial da Saúde um dos maiores poluidores doméstico", alerta o parlamentar que aponta o risco dos não fumantes em ambientes fechados e de lazer estarem no mesmo espaço dos fumantes. 

"As pessoas costumam passar em média 80% do seu tempo em locais fechados ou em áreas de lazer e com risco excessivo à fumaça do cigarro, podendo adquirir as mesmas doenças dos fumantes ativos como os diversos tipos de câncer", reiterou Odacy.

Os efeitos nocivos de fumar ativamente são conhecidos há muitas décadas. Na queima de um cigarro são liberadas mais de 4000 substâncias na forma de gases e partículas. Os componentes gasosos da fumaça são o monóxido de carbono (principal constituinte), o dióxido de carbono, a amônia, o formaldeído, a acroleína, a dimetilnitrosamina e o hidróxido de cianeto. A porção particulada da fumaça é constituída de nicotina, alcatrão, benzeno e benzopireno.

Embora os estádios de futebol sejam ambientes abertos, aglomeram um quantitativo muito grande de pessoas, causando um efeito de desconforto, sobretudo por aumentar a sensação climática. O fumo nestes ambientes só aumenta o desconforto e o mal que pode provocar à saúde, fazendo com que os apreciadores do esporte que não fumam, sejam obrigados a inalarem as substâncias altamente nocivas dos cigarros.
Ascom
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários