”Blog

Codevasf poderá firmar convênio com a Compesa para ações de abastecimento e tratamento d’água nas agrovilas irrigadas de Petrolina


A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), 3ª Superintendência Regional em Petrolina, esteve representada nesta quinta-feira (27) na audiência pública promovida na Câmara de Vereadores da cidade que tratou as obras de adutoras e sistemas de abastecimento de água no interior do município que estão sendo executadas pela Companhia. O debate também focou a questão da qualidade da água consumida pela população dos perímetros irrigados de Petrolina, onde ainda não existe tratamento. A discussão foi proposta pelos vereadores Elismar Gonçalves (PMDB) e Geraldo da Acerola (PT).


Representaram a Codevasf na audiência, o gerente de revitalização das bacias hidrográficas do rio São Francisco, Elijalma Augusto Beserra; o gerente regional de irrigação, José Costa; e o supervisor de obras do Projeto Pontal, Leonardo Lyra. Elijalma frisou que no que tange à Codevasf, as ações vêm cumprindo um cronograma de execução de obras de abastecimento que estão incluídas no plano de revitalização das bacias do rio São Francisco. E sobre a operacionalização do sistema caberá à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizar o serviço conforme, conforme a legislação vigente no município.


“Já temos obras de abastecimento prontas em áreas do interior de Petrolina como nas comunidades de Catinguinha, Agrovila Massangano, Pedrinhas, Alto da Cabeceira e Cristália. Cumprimos todas as exigências que a Compesa fez. O sistema é todo automatizado. Só não podemos operar o sistema porque por força legal cabe a Compesa realizar esse serviço, mas tudo que eles nos pediram, estamos atendendo e de acordo com o que eles consideram correto utilizar”, disse Elijalma.


Sobre a questão da melhoria do sistema de abastecimento e tratamento de água das agrovilas dos perímetros irrigados de Petrolina, Elijalma informou que a legislação vigente determina que quem administre o sistema de água na cidade seja a Compesa, inclusive nas agrovilas. Entretanto, o gerente frisa que nada impede que seja formalizado um convênio entre os dois órgãos para atender a população das vilas irrigadas que reúnem uma população de mais de 60 mil pessoas em Petrolina.


“A Codevasf está disponível para conversar com a Compesa. Já temos históricos de outras parcerias e caso precise da gente, certamente a Codevasf irá firmar um convênio para suprir essas necessidades, mas hoje somos impedidos por lei de realizar alguma ação no sistema de água da cidade, inclusive das agrovilas dos perímetros irrigados do município”, explicou Elijalma Augusto Beserra.


O gerente regional da Compesa, Igor Galindo, também convocado para a audiência pública, declarou que os investimentos que o Governo do Estado vem disponibilizando para Petrolina na ampliação e melhoria dos sistemas de água e esgoto da cidade não incluem a melhoria para as áreas dos perímetros irrigados como o Nilo Coelho, por exemplo. Embora Igor tenha informado que algumas ações nesse sentido já vêm sendo feita pela Companhia nos núcleos 9 e 10 do perímetro. O gerente da Compesa acrescentou que a empresa já vem buscando recursos para a execução desses projetos, visando atender a toda a comunidade das vilas irrigadas da cidade.


“De fato isso foi previsto em 2007 no Plano de Metas e Investimentos firmado em parceria com o município e cabe à Compesa executar os projetos das agrovilas. Em outras áreas como Pedrinhas, Agrovila Massangano e Nova Descoberta, já foram feitas parcerias Compesa/Codevasf e alguns já estão concluídos, falta só ajustar os detalhes para que a Codevasf possa repassar oficialmente à Compesa esses e outros sistemas que precisam ainda da conclusão das obras por parte da Codevasf”, acrescentou Igor Galindo.

 Além dos vereadores, convidados e do público presente, lideranças comunitárias do interior e dos projetos irrigados e o deputado estadual Odacy Amorim (PT), também prestigiaram a audiência pública.
Assessoria
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários