”Blog

Codevasf recebe demandas de trabalhadores rurais sem-terra e agricultores da região do Pontal em Petrolina (PE)



Representantes de trabalhadores rurais sem-terra de Petrolina, no sertão pernambucano, além de assentados e de agricultores da região do Pontal no Vale do São Francisco liderados pela direção regional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), estiveram reunidos no final da manhã desta segunda-feira (10), com o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, João Bosco Lacerda de Alencar.

O grupo representou cerca de 100 pessoas que caminharam em passeata pelas ruas centrais de Petrolina em uma manifestação pacífica até a sede da Codevasf para discutir pontos como a revisão do modelo de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) do Pontal Sul e a entrada da Codevasf na implantação de projetos irrigados dos assentamentos da região.
Manifestantes foram ouvidos e esperam de respostas concretas.
Manifestantes foram ouvidos e esperam de respostas concretas.

O superintendente João Bosco Lacerda recebeu a pauta de reivindicações do grupo. Ele revelou que está com agenda marcada em Brasília esta semana para discutir assuntos relacionados ao órgão, e vai levar os pleitos das lideranças sociais presentes ao encontro para discutir com o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, senadores Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB) e parlamentares do estado que poderão contribuir para agilizar a liberação de recursos visando ações relacionadas aos assentamentos.

“O mais importante é a abertura do diálogo com todos os envolvidos. Já estava com essa agenda prevista para Brasília, e vou aproveitar para levar as demandas e fazer uma avaliação sobre a CDRU do Pontal. Estou em reuniões constantes com os técnicos da Codevasf para levar o máximo de informações, mas o importante é que o primeiro passo está sendo dado”, afirmou João Bosco.

O superintendente acrescentou que novas reuniões com o grupo irão ocorrer para que todos tomem conhecimento do que vem sendo feito. “Vão acontecer mais encontros pra que a gente possa ir aprimorando a discussão e ter conhecimento da realidade local. Se depender de vontade politica, vamos resolver”, disse o superintendente da Codevasf em Pernambuco.

Um novo encontro ficou agendado na sede do órgão em Petrolina para o dia 14 de abril. Pela manhã, se reunirão com o superintendente os representantes dos assentamentos e do MST regional. Já na parte da tarde, o encontro será entre João Bosco e os desapropriados da região do Pontal. As reuniões deverão apontar soluções para as demandas dos agricultores e assentados da região de Petrolina.(Assessoria)

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários