”Blog

Celpe instala placas solares para bombear água de poços em Serra Talhada

i
Imagem Ilustrativa
Em um projeto pioneiro no Estado, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) instalou painéis solares fotovoltaicos com a finalidade exclusiva de gerar energia para bombeamento de água em poços artesianos da zona rural do município de Serra Talhada, no Sertão pernambucano. O sistema que utiliza uma fonte renovável bastante abundante na região. As placas solares transformam a radiação solar em energia elétrica suficiente para operação das bombas. A água será armazenada nos reservatórios de 10 mil litros para aproveitamento do recurso à noite, por exemplo, quando não há incidência da luz do sol.
A ação integra o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e compõe o projeto que vem sendo desenvolvido há alguns meses pela Celpe em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a Secretaria de Recursos Hídricos e Energia do Governo do Estado (SRHE) e o Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climáticas (CBEM). Em todo o processo experimental, estão sendo aplicados cerca de R$ 900 mil.
A finalidade do projeto é demonstrar a viabilidade técnica e econômica de sistemas de bombeamento compostos por equipamentos nacionais associados a módulos fotovoltaicos. Após a conclusão dos estudos, o modelo de captação de água por meio de energia solar será disponibilizado para governos, instituições privadas e clientes particulares para que possa ser replicado e utilizado quando viável.
Os sete sistemas instalados no semi-árido pernambucano, além de funcionar por meio de uma fonte renovável de energia, têm a vantagem de baixo custo de operação e a pequena necessidade de manutenção.
Ao contrário de outros sistemas de bombeamento de água que utilizam painéis fotovoltaicos, a tecnologia instalada pela Celpe, em Serra Talhada, utiliza, exclusivamente, equipamentos de fabricação brasileira, especialmente parametrizados para os sistemas instalados. O uso dos equipamentos produzidos no Brasil contribui diretamente para o desenvolvimento de novas tecnologias no mercado nacional e para ampliar a utilização desse tipo de sistema. Além disso, representa uma diminuição considerável nos custos de reposição ou manutenção das peças.
Durante os primeiros meses de operação, uma equipe permanecerá monitorando o funcionamento das instalações, para analisar possíveis pontos de melhoria e realizar a manutenção, caso necessário.
Ascom
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários