15 abril 2014

Celpe instala placas solares para bombear água de poços em Serra Talhada

i
Imagem Ilustrativa
Em um projeto pioneiro no Estado, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) instalou painéis solares fotovoltaicos com a finalidade exclusiva de gerar energia para bombeamento de água em poços artesianos da zona rural do município de Serra Talhada, no Sertão pernambucano. O sistema que utiliza uma fonte renovável bastante abundante na região. As placas solares transformam a radiação solar em energia elétrica suficiente para operação das bombas. A água será armazenada nos reservatórios de 10 mil litros para aproveitamento do recurso à noite, por exemplo, quando não há incidência da luz do sol.
A ação integra o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e compõe o projeto que vem sendo desenvolvido há alguns meses pela Celpe em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a Secretaria de Recursos Hídricos e Energia do Governo do Estado (SRHE) e o Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climáticas (CBEM). Em todo o processo experimental, estão sendo aplicados cerca de R$ 900 mil.
A finalidade do projeto é demonstrar a viabilidade técnica e econômica de sistemas de bombeamento compostos por equipamentos nacionais associados a módulos fotovoltaicos. Após a conclusão dos estudos, o modelo de captação de água por meio de energia solar será disponibilizado para governos, instituições privadas e clientes particulares para que possa ser replicado e utilizado quando viável.
Os sete sistemas instalados no semi-árido pernambucano, além de funcionar por meio de uma fonte renovável de energia, têm a vantagem de baixo custo de operação e a pequena necessidade de manutenção.
Ao contrário de outros sistemas de bombeamento de água que utilizam painéis fotovoltaicos, a tecnologia instalada pela Celpe, em Serra Talhada, utiliza, exclusivamente, equipamentos de fabricação brasileira, especialmente parametrizados para os sistemas instalados. O uso dos equipamentos produzidos no Brasil contribui diretamente para o desenvolvimento de novas tecnologias no mercado nacional e para ampliar a utilização desse tipo de sistema. Além disso, representa uma diminuição considerável nos custos de reposição ou manutenção das peças.
Durante os primeiros meses de operação, uma equipe permanecerá monitorando o funcionamento das instalações, para analisar possíveis pontos de melhoria e realizar a manutenção, caso necessário.
Ascom
Blog Bruno Brito
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

CONNECT VIAGENS E TURISMO






Broomer






ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI











Tecnologia do Blogger.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

MESTRE SERVIÇOS






PARCEIRO






Cachoeira do Roberto 200 Anos

Cachoeira do Roberto 200 Anos

Instagram


Pesquise







Mais Acessadas

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI