”Blog

Codevasf leva educação ambiental a estudantes dos perímetros irrigados em Pernambuco


palestra educacao ambiental


O Programa de Educação Ambiental idealizado pela Unidade de Meio Ambiente da Codevasf em Pernambuco (3ª GRR/UMA) com sede em Petrolina, tem levado com apoio da Gerência de Meio Ambiente do órgão em Brasília, ensinamentos para estudantes de escolas dos perímetros irrigados do município. Os temas abordados são reciclagem e implantação de hortas comunitárias. Duas escolas já foram visitadas este mês quando foi iniciado o programa.
A Escola Estadual Dom Avelar Brandão Vilela, do N-9 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho recebeu os técnicos da Codevasf na terça-feira, dia 15. A programação será realizada em  13 escolas do perímetro. Segundo a chefe da 3ª GRR/UMA, Gláucia  Oliveira, a atividade antecede as comemorações da Semana do Meio Ambiente  que acontece no inicio de junho.
Gláucia frisa que a proposta é levar conhecimento sobre duas ações ambientais que já são bastante discutidas na sociedade e fazem parte do cotidiano dos alunos envolvidos, mas que ainda são pouco aplicadas no dia a dia das comunidades. O trabalho utiliza vídeos com uma linguagem de fácil entendimento para que os estudantes percebam de forma simples, como reciclar materiais plásticos, garrafas, objetos de metais e alumínios, entre outros.
No vídeo sobre hortas comunitárias, a palestra apresenta a importância de uma alimentação saudável ao se consumir  frutas, hortaliças, legumes e verduras, tudo feito com o aproveitamento de outros alimentos que viram adubos orgânicos na atividade. Há também explicações sobre tipos de hortas, como ter uma horta em casa e mostra que elas podem ser feitas tanto de forma horizontal como vertical.
“Temos essa proposta de cada vez mais levar consciência ambiental para os municípios de nossa área de abrangência e o envolvimento dos estudantes torna a atividade ainda mais importante, porque são os futuros adultos que poderão viver num mundo com mais respeito e cuidado com o meio ambiente”, concluiu Gláucia  Oliveira.
A próxima palestra do programa acontece dia 24 (quinta-feira), na escola do Núcleo 6, Perímetro Irrigado Nilo Coelho. O encontro acontece a partir das 10h para alunos do período da manhã e às 14h30 para as turmas da tarde
Assessoria
Blog Bruno Brito 

Postar um comentário

0 Comentários