”Blog

Agricultura familiar terá sindicatos em cidades do Sertão de PE


A coordenação regional do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do São Francisco (Sintraf), sediada em Petrolina, vem promovendo assembleias nos municípios do Sertão pernambucano para iniciar o processo de reestruturação sindical da categoria. Este mês já foram realizadas assembleias nas cidades de Orocó, Floresta, Belém do São Francisco, Cabrobó, Lagoa Grande e no último domingo, dia 18, em Petrolina.

“As assembleias foram convocadas por edital público tendo como principal discussão, o desmembramento da agricultura familiar dos sindicatos de trabalhadores rurais desses municípios. Os agricultores familiares presentes votaram pelo sim. Em Petrolina, mais de 200 pessoas compareceram à assembleia realizada no N-4 do Projeto Nilo Coelho”, revelou a coordenadora regional do Sintraf, Isália Alves.

Isália discorda da postura dos STRs na região que vêm divulgando que o desmembramento enfraquece o movimento sindical no campo. “Na verdade, estamos é ampliando e fortalecendo a luta dos que tiram da terra a sua sobrevivência. Um segmento aonde 70% da produção vai para as mesas dos brasileiros. Estamos na defesa dos agricultores familiares que nunca se sentiram representados de fato pelos STRs”, destacou a dirigente do Sintraf.

Isália disse que dirigentes do STR tem tentado barrar a criação dos novos sindicatos e tem tentado atrapalhar as reuniões. “No domingo mesmo tentamos um acordo com Chicôu (Francisco Pascoal, presidente do STR de Petrolina) que levou uma comitiva para participar da nossa assembleia. Expliquei a ele que todos poderiam entrar, mas só teriam direito a voto quem fosse agricultor familiar”, contou. Ainda segundo Isália, o grupo dele tinha poucos agricultores familiares, a maioria era de assalariado.

“O Cabo Miranda, da Polícia Militar, que foi chamado pela gente para que não houvesse problemas, é testemunha da negociação, mas Chicôu não aceitou e foi se reunir com o grupo dele na frente do espaço onde estava havendo a assembleia da gente e maioria que referendou o desmembramento”, complementou a coordenadora do Sintraf no vale.

O Sintraf possui 12 subsedes na sua coordenação regional que agora serão sindicatos autônomos. “Temos respaldo legal para realizar as desfiliações dos STRs. O recurso que teria sido impetrado no âmbito da justiça do trabalho contra a fundação do Sintraf foi julgado e negado. A decisão final saiu no final do ano passado. Agora somos de fato os verdadeiros representantes da agricultura familiar, portanto, o desmembramento dos STRs é legal”, explicou a coordenadora Isália Alves,

Todo o processo da implantação dos Sintrafs no estado tem tido apoio total da Força Sindical, tanto em nível nacional como no estado.

Como começou - O Sintraf é fruto de uma luta dos trabalhadores do campo que não possuem nenhum vinculo empregatício. A entidade também representa os empreendedores rurais. O movimento para a formação do Sintraf na região do Vale do São Francisco começou existe em 2009 O desmembramento tem respaldo além da decisão final do recurso na justiça do trabalho, da portaria publicada em 2006, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele tornou a agricultura familiar uma categoria diferenciada no meio rural.


MAIS INFORMAÇÕES COM ISÁLIA ALVES – COORDENADORA REGIONAL DO SINTRAF (SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AGRICULTURA FAMILIAR)
(87) 8835-2807 / 9944-0201
Ascom
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários