”Blog

Armando Monteiro lidera a disputa com Paulo Câmara


ibope

Pesquisa realizada pelo Ibope aponta que o senador Armando Monteiro Neto (PTB) lidera a disputa pelo Governo de Pernambuco com 43% das intenções de votos. Já o pré-candidato pela Frente Popular, o ex-secretário Paulo Câmara (PSB), aparece em segundo lugar, com 8%. Jair Pedro (PSTU) e José Gomes Neto (PSOL) somam 2%, cada. Na amostra, 22% dos pernambucanos entrevistados votariam em branco ou nulo e outros 22% não sabem ou não responderam. A pesquisa foi encomendada pelo PTB e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e é divulgada exclusivamente pela Folha de Pernambuco.

A diferença de 35 pontos percentuais que separa Armando Neto de Paulo Câmara pode ter como explicação o recall do senador, que foi eleito há quatro anos e já exerceu mandatos de deputado federal. O socialista, por sua vez, disputará seu primeiro mandato eletivo, tendo, nos últimos sete anos, ocupado cargos de secretário. E só mais recentemente Câmara iniciou os contatos políticos para se tornar mais conhecido junto ao eleitorado.

Foram entrevistados 1.008 eleitores entre os dias 26 e 29 de maio em todas as regiões do Estado. É no Interior onde o senador tem a melhor performance, com 47%, enquanto o socialista tema preferência de 8%. No Recife e periferia, o pré-candidato do PTB lidera com 38%, e Paulo Câmara aparece com 9%. No quesito renda, a situação mais confortável do senador é entre os que ganham mais de dois até cinco salários mínimos, com 46%. O socialista, por sua vez, é o preferido de 17%das pessoas com renda acima dos cinco mínimos. A pesquisa mostra um dado curioso: entre os eleitores que recebem um salário mínimo, 42% votariam em Armando, 5% em Paulo e 4% em Gomes Neto.

O Ibope também observou que 46% dos homens e 41% das mulheres consideram o petebista como a melhor opção, ficando o socialista com 9% e 7%, respectivamente. Extratificando a pesquisa por idade, o maior percentual do senador (47%) está entre os eleitores acima dos 55 anos, e cai para 38% na faixa entre 45 e 54 anos. O representante do PSB tem 10% dos votos junto aos eleitores de 16 a 24 anos e de 45 a 54.

A diferença considerável entre os dois principais pré-candidatos ao Governo também pode ser avaliada por nível de escolaridade. Armando Monteiro Neto é o preferido para 46% de quem tem Ensino Superior e cai um pouco (41%) junto aos pernambucanos com até a 4ª série do Fundamental. Paulo Câmara também tem a simpatia pelos eleitores mais graduados, alcançando 13% das intenções de voto, e mais 10% junto àqueles com Ensino Médio.

REJEIÇÃO
A pesquisa ainda mostra que o pré-candidato mais rejeitado é Jair Pedro, pois 31% dos eleitores disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Em seguida vem José Gomes Neto, com 24% de rejeição. Paulo Câmara ficou em terceiro lugar, com 17%, e Armando Neto é o menos rejeitado (9%).

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários