”Blog

1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF é realizado com sucesso em Petrolina/PE


O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em conjunto com a Prefeitura, através das Secretarias de Cidadania, Saúde e Educação, realizou na manhã de hoje dia 25 de Agosto de 2014, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município aprovado edição 2013/2016.

O objetivo do fórum é melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes a partir de um planejamento participativo, continuado e a longo prazo. O Prefeito de Petrolina Júlio Emilio Lossio de Macedo, com diversas autoridades do município e pessoas da sociedade civil participaram do evento, que teve como tema: “Investindo na redução das desigualdades” . 

Os municípios do Semiárido brasileiro e da Amazônia Legal concorrem ao Selo UNICEF 2013/2016, que tem por objetivo dar visibilidade às ações da Educação, Saúde e Assistência Social, proporcionando o aumento dos índices de desenvolvimento Humano (IDH). O município de Petrolina também está no páreo e já está sendo observado pelo Fundo UNICEF,devendo medir os avanços que ocorrem desde 2011 até 2016. 

Segundo a Secretária de Cidadania e Articuladora do Selo UNICEF em Petrolina Célia Regina Carvalho , que ministrou palestra de sensibilização sobre o tema e, apresentou a metodologia do Fórum, a participação harmoniosa das três secretarias Educação, Saúde e Cidadania é fundamental para se chegar aos índices propostos pelo UNICEF. A participação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente também é de suma importância na contribuição nesse processo. Ela ainda explicou que durante o período em que está concorrendo ao Selo, uma equipe do Unicef estará acompanhando passo a passo as ações desenvolvidas com vistas à premiação. 

“O Selo UNICEF representa para os municípios o reconhecimento a nível mundial dos avanços da administração pública. Não acompanha premiação em dinheiro, mas significa muito para cada gestor”. Destacou o prefeito de Petrolina, Julio Lossio. Segundo ele, os indicadores de desenvolvimento precisam ser alcançados e nada melhor para uma gestão do que avaliar seu secretariado criando novos desafios em favor da população. 

A iniciativa do UNICEF vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados para que a população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Participaram da realização do Fórum Comunitário do Selo UNICEF pessoas de diversas instituições como promotores, líderes comunitários e religiosos, vereadores, Conselho tutelar, professor, gestores de escolas do núcleo estadual e municipal, entre outros. 

Os municípios que se inscrevem no Selo são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. O UNICEF, por sua vez, promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final do ciclo do Selo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo UNICEF Município Aprovado na Edição 2013/2016 .

Ascom

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários