26 agosto 2014

1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF é realizado com sucesso em Petrolina/PE


O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em conjunto com a Prefeitura, através das Secretarias de Cidadania, Saúde e Educação, realizou na manhã de hoje dia 25 de Agosto de 2014, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município aprovado edição 2013/2016.

O objetivo do fórum é melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes a partir de um planejamento participativo, continuado e a longo prazo. O Prefeito de Petrolina Júlio Emilio Lossio de Macedo, com diversas autoridades do município e pessoas da sociedade civil participaram do evento, que teve como tema: “Investindo na redução das desigualdades” . 

Os municípios do Semiárido brasileiro e da Amazônia Legal concorrem ao Selo UNICEF 2013/2016, que tem por objetivo dar visibilidade às ações da Educação, Saúde e Assistência Social, proporcionando o aumento dos índices de desenvolvimento Humano (IDH). O município de Petrolina também está no páreo e já está sendo observado pelo Fundo UNICEF,devendo medir os avanços que ocorrem desde 2011 até 2016. 

Segundo a Secretária de Cidadania e Articuladora do Selo UNICEF em Petrolina Célia Regina Carvalho , que ministrou palestra de sensibilização sobre o tema e, apresentou a metodologia do Fórum, a participação harmoniosa das três secretarias Educação, Saúde e Cidadania é fundamental para se chegar aos índices propostos pelo UNICEF. A participação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente também é de suma importância na contribuição nesse processo. Ela ainda explicou que durante o período em que está concorrendo ao Selo, uma equipe do Unicef estará acompanhando passo a passo as ações desenvolvidas com vistas à premiação. 

“O Selo UNICEF representa para os municípios o reconhecimento a nível mundial dos avanços da administração pública. Não acompanha premiação em dinheiro, mas significa muito para cada gestor”. Destacou o prefeito de Petrolina, Julio Lossio. Segundo ele, os indicadores de desenvolvimento precisam ser alcançados e nada melhor para uma gestão do que avaliar seu secretariado criando novos desafios em favor da população. 

A iniciativa do UNICEF vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados para que a população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Participaram da realização do Fórum Comunitário do Selo UNICEF pessoas de diversas instituições como promotores, líderes comunitários e religiosos, vereadores, Conselho tutelar, professor, gestores de escolas do núcleo estadual e municipal, entre outros. 

Os municípios que se inscrevem no Selo são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. O UNICEF, por sua vez, promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final do ciclo do Selo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo UNICEF Município Aprovado na Edição 2013/2016 .

Ascom

Blog Bruno Brito
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

CONNECT VIAGENS E TURISMO






Broomer






ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI











Tecnologia do Blogger.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

MESTRE SERVIÇOS






PARCEIRO






Cachoeira do Roberto 200 Anos

Cachoeira do Roberto 200 Anos

Instagram


Pesquise







Mais Acessadas

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI