05 março 2015

Ação da Codevasf irá aumentar eficiência de sistemas de abastecimento no sertão de Pernambuco

agua sistema 2
Novas ações executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irão facilitar e otimizar o acesso à água para 13,8 mil moradores das comunidades rurais de Nova Descoberta, Assentamento Mansueto de Lavor e Cristália, todos na zona rural de Petrolina, sertão pernambucano. Num investimento de R$ 136 mil, a 3ª Superintendência Regional da Companhia irá promover a automação dos sistemas de abastecimento de água que vêm sendo implantados nessas comunidades.
As obras de abastecimento de Nova Descoberta e do Assentamento Mansueto de Lavor contemplam cerca de 1,4 mil famílias mediante um investimento total de R$ 3,3 milhões da Codevasf, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já o sistema Cristália integra 29 comunidades rurais em Petrolina; ele foi concluído em 2012 e beneficia em torno de 1 mil famílias, que já recebem água nas torneiras.
Segundo o gerente de revitalização de bacias hidrográficas da Codevasf em Pernambuco, Elijalma Augusto Beserra, a automação é importante e necessária para a otimização do sistema. O gerente frisa que essa também é uma das exigências da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para passar a administrar os sistemas.
“Essas intervenções servirão para tornar a operação desses sistemas mais eficiente, além de diminuir custos também com a manutenção. Outro benefício é que a automação atende à Compesa, que passará administrar o serviço”, frisou Elijalma.
As obras de automação dos sistemas Cristália e Nova Descoberta, incluindo o Assentamento Mansueto de Lavor, deverão ser executadas em 120 dias. Elijalma informou que a empresa vencedora da licitação já iniciou a montagem dos canteiros de obras.
Os sistemas
Os sistemas de abastecimento d’água de Nova Descoberta e do Assentamento Mansueto de Lavor consistem na implantação de uma adutora com extensão de quatro quilômetros, mais sete quilômetros de rede de distribuição e construção da estação de tratamento, além da colocação de hidrômetros. A obra inclui também a construção da estação de tratamento, a religação das redes de distribuição e a execução dos testes do sistema. A previsão é que o sistema esteja concluído e levando água às torneiras da população ainda neste primeiro semestre de 2015.
Ascom
Blog Bruno Brito
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

CONNECT VIAGENS E TURISMO






Broomer






ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI











Tecnologia do Blogger.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

MESTRE SERVIÇOS






PARCEIRO






Cachoeira do Roberto 200 Anos

Cachoeira do Roberto 200 Anos

Instagram


Pesquise







Mais Acessadas

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI