”Blog

Ação da Codevasf irá aumentar eficiência de sistemas de abastecimento no sertão de Pernambuco

agua sistema 2
Novas ações executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irão facilitar e otimizar o acesso à água para 13,8 mil moradores das comunidades rurais de Nova Descoberta, Assentamento Mansueto de Lavor e Cristália, todos na zona rural de Petrolina, sertão pernambucano. Num investimento de R$ 136 mil, a 3ª Superintendência Regional da Companhia irá promover a automação dos sistemas de abastecimento de água que vêm sendo implantados nessas comunidades.
As obras de abastecimento de Nova Descoberta e do Assentamento Mansueto de Lavor contemplam cerca de 1,4 mil famílias mediante um investimento total de R$ 3,3 milhões da Codevasf, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já o sistema Cristália integra 29 comunidades rurais em Petrolina; ele foi concluído em 2012 e beneficia em torno de 1 mil famílias, que já recebem água nas torneiras.
Segundo o gerente de revitalização de bacias hidrográficas da Codevasf em Pernambuco, Elijalma Augusto Beserra, a automação é importante e necessária para a otimização do sistema. O gerente frisa que essa também é uma das exigências da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para passar a administrar os sistemas.
“Essas intervenções servirão para tornar a operação desses sistemas mais eficiente, além de diminuir custos também com a manutenção. Outro benefício é que a automação atende à Compesa, que passará administrar o serviço”, frisou Elijalma.
As obras de automação dos sistemas Cristália e Nova Descoberta, incluindo o Assentamento Mansueto de Lavor, deverão ser executadas em 120 dias. Elijalma informou que a empresa vencedora da licitação já iniciou a montagem dos canteiros de obras.
Os sistemas
Os sistemas de abastecimento d’água de Nova Descoberta e do Assentamento Mansueto de Lavor consistem na implantação de uma adutora com extensão de quatro quilômetros, mais sete quilômetros de rede de distribuição e construção da estação de tratamento, além da colocação de hidrômetros. A obra inclui também a construção da estação de tratamento, a religação das redes de distribuição e a execução dos testes do sistema. A previsão é que o sistema esteja concluído e levando água às torneiras da população ainda neste primeiro semestre de 2015.
Ascom
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários