”Blog

Lucas Ramos discute com Paulo Câmara captação de água para o Perímetro Irrigado Nilo Coelho

imagem

Milhares de produtores de frutas do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, em Petrolina, podem ter, em breve, uma solução para a crise hídrica que afeta a área nos últimos anos. O governador Paulo Câmara já está negociando com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, um direcionamento para implantar o projeto de flutuantes para a captação de água da Barragem de Sobradinho, na Bahia, para a região que, em 2014, foi responsável pela produção de mais de 420 mil toneladas de frutas, sobretudo manga, uva e coco. A informação foi repassada hoje (2/9), pelo deputado estadual Lucas Ramos (PSB), durante seu discurso no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O vice-líder do governo reuniu-se com o chefe do Executivo estadual na última terça-feira para tratar do assunto, que o parlamentar havia discutido no último fim de semana com 25 representantes do Sindicato Patronal Rural de Petrolina e da Câmara de Fruticultura do mesmo município.

O nível da Barragem de Sobradinho, que já é a fonte de abastecimento do Perímetro, encontra-se muito baixo. No último dia 18 de agosto, o reservatório estava abaixo de 15%. Até o fim do período seco, em novembro, este percentual pode atingir 5%, causando um problema de abastecimento na área. Por isso, é necessário um projeto de bombas flutuantes para puxar a água da barragem. Orçado em R$ 43 milhões, o projeto consiste na instalação de motobombas, alimentadas por geradores elétricos, funcionando 24 horas por dia, canalizando a água até o Perímetro, que tem mais de 20 mil hectares, abriga dezenas de áreas de produção, além de 18 vilas.

“Sabemos da situação difícil da economia do nosso país, mas precisamos envidar esforços da União, do estado, da prefeitura e dos empresários para encontrar uma saída para este problema, porque entendemos a importância da fruticultura para o desenvolvimento social e econômico de Pernambuco e queremos evitar a perda de milhares de empregos e, consequentemente, de renda na região”, destacou o parlamentar, afirmando que, durante a audiência com o governador, Câmara mostrou-se sensibilizado e declarou que “quem vai orientar como o Governo de Pernambuco vai ajudar é o próprio Gilberto Occhi e nós estamos em contato permanente com o ministro”.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Lucas Ramos

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários