”Blog

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal Deputado Adalberto Cavalcanti tece severas criticas ao Hospital Universitário de Petrolina











O Deputado Federal Adalberto Cavalcanti usou a tribuna da Câmara Federal nessa quarta-feira(07) para tecer severas críticas ao Hospital Universitário de Petrolina.
Para o parlamentar petrolinense o HU não vem cumprindo seus objetivos em bem atender a população de Petrolina e região, diante de tantas reclamações de pacientes, equipe médica e equipe técnica em relação a falta de profissionais principalmente na área de ortopedia, onde tem gente esperando uma cirurgia a mais de 60 dias. Acompanhe o discurso do Deputado via vídeo e transcrito para o blog.
O SR. ADALBERTO CAVALCANTI  - Sr. Presidente, Srs. Deputados, venho a esta tribuna falar da minha profunda tristeza referente à situação de gravidade em que encontrei o Hospital Universitário dacidade de Petrolina. Fiquei perplexo com o funcionamento daquela unidade hospitalar gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Esse hospital era administrado pelo Município de Petrolina e, no ano de 2013, foi repassado para a Universidade Federal do Vale do São Francisco — UNIVASF.
Fiz uma visita ontem àquela instituição. Vi o clamor da população e a revolta com os maus tratos dos pacientes e dos enfermos internados naquele hospital, que enfrenta uma grave crise. Chega ao ponto de 65 pacientes estarem à espera de uma cirurgia ortopédica. Isso é lamentável! É lamentável faltar um anestesista para fazer essas cirurgias. Existem 65 pessoas com problemas no braço, na perna, na clavícula, dependendo de um anestesista, e esse hospital não tem condições de contratar dois anestesistas. Da mesma forma, faltam anestesistas para a cirurgia neurológica. Faltam anestesistas e médicos. Há mais de 70 pessoas esperando por essa cirurgia. 
Hoje, os corredores daquele hospital estão superlotados de pessoas em macas, à espera de cirurgia. Faltam medicamentos para tais procedimentos.
O reitor, ao assumir a instituição, no ano de 2013, ano da doação do referido hospital, foi à Câmara de Vereadores de Petrolina, Casa Plínio Amorim, afirmando que o hospital seria padrão FIFA. Hoje, é uma vergonha para o nosso País e para nossa querida Petrolina. 
Quero afirmar que, quando o hospital era administrado pelo Município, com receita de 2 milhões e 124 mil reais, funcionava melhor que nos dias atuais. Hoje, a receita é o dobro desse valor — 4 milhões. Isso mostra a má administração do dinheiro público, já conhecida pelo TCU — Tribunal de Contas da União. 
Quero registrar, Srs. Deputados, Sr. Presidente, que os Vereadores de Petrolina realizaram audiência pública no Município, por solicitação do Vereador Ronaldo Cancão, para discutir a grave situação que enfrenta o hospital universitário. 
A população está revoltada com o descaso no hospital, com os maus tratos, com a fila de espera, com o sucateamento do hospital 
Foram comprados aparelhos com altos custos, que não funcionam por falta de funcionário especializado, levando o hospital a realizar exames de rotina na iniciativa privada, o que torna os custos mais elevados. 
Também fiz contato com a Reitoria da Universidade, para realizar uma audiência com o Sr. Reitor. No entanto, fui informado de que deveria formalizar esse pedido via Internet. Quer dizer, para ter uma audiência com o Reitor, o Deputado precisa marcá-la via Internet.
Portanto, deixo aqui o meu repúdio. E neste momento chamo atenção dos Ministros da Saúde e da Educação para que eles possam intervir com melhores condições para o Hospital Universitário de Petrolina, no Vale do São Francisco. Que os gestores tenham o devido respeito aos seres humanos!
Sr. Presidente, peço que o meu discurso seja divulgado nos meios de comunicação desta Casa e no programa A Voz do Brasil.
O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) – V.Exa. será atendido, nobre Deputado. 
Muito obrigado.
Assessoria
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários