”Blog

Barragem de mineradora se rompe no interior de Minas e deixa 25 desaparecidos



Uma barragem de uma mineradora se rompeu na tarde desta quinta-feira (5), em Mariana, no interior de Minas Gerais. A lama arrastou carros e casas.
Segundo o sindicato dos mineradores que trabalham na região, há 25 desaparecidos e ao menos uma pessoa morreu -teria tido um ataque do coração. Pelo menos 15 feridos deram entrada no Hospital Monsenhor Horta, a 30 km do local do acidente.
“Ao menos 30 pessoas estavam no local na hora do acidente, mas não dá pra saber se há mortos. Falar em números agora é precipitado”, diz o jornalista Roberto Verona, que passava pelo local logo após o rompimento da barragem. “As cenas são trágicas.”
O acidente ocorreu no subdistrito de Bento Rodrigues, a 23 km do centro da cidade, que ficou totalmente alagado.
A Prefeitura de Mariana e a empresa Samarco, responsável pela barragem, pediram que as pessoas deixem o local.
O Corpo de Bombeiros suspeita que haja vítimas soterradas, mas a informação ainda não foi confirmada. Três carros dos bombeiros, uma equipe com cães farejadores e um helicóptero foram enviados ao local.
Equipes de Ouro Preto também foram deslocadas para o subdistrito por volta das 16h, mas não há informações atualizadas porque o sistema de telefonia não funciona no local. A cidade de Mariana não possui bombeiros militares, apenas civis.
A Samarco confirmou, por meio de nota, o rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão, na unidade de Germano e disse que está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente.
Segundo a empresa, não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do acidente.(JC)
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários