29 abril 2016

Cachoeira do Roberto, Terra de Romaria ao Divino Espírito Santo



Uma das mais antigas povoações do sudoeste pernambucano é a vila de Cachoeira do Roberto, cujas raízes históricas remontam ao princípio do século XIX, quando ali se estabeleceu com seus rebanhos o agropecuarista piauiense e capitão da guarda nacional Roberto Ramos da Silva.

O capitão Roberto Ramos da Silva, também conhecido por “Roberto da Cachoeira”, era natural da cidade de Oeiras, então capital da capitania de S. José do Piauí, sendo filho do português Jorge Ramos, fazendeiro e funcionário do real serviço, e de sua esposa Delfina Rodrigues Seabra, que ao lado de Fr. Henrique, capuchinho italiano, construiu o cemitério de Cachoeira do Roberto, sendo, porém, sepultada no altar-mor da referida capela de Nossa Senhora das Dores, quando faleceu aos 105 anos de idade. Consta que Roberto da Cachoeira fez-se latifundiário construindo invejável patrimônio que, posteriormente, foi dividido entre seus 16 filhos.


A igreja já estava  pronta e Roberto foi até sua terra natal "PORTUGAL" e trouxe as imagens de nossa senhora das dores e do divino Espírito Santo que ele  tinha um plano de fazer uma romaria em honra ao DIVINO ESPÍRITO SANTO, depois de rezar as nove noites de novena encerrando no dia de pentecostes, a imagem no andor  sai em procissão até o sítio Cachoeirinha onde se localiza a capelinha do Espírito Santo e lá rezam o terço, Roberto não pode mas  fazer isso  e  sua filha Ana Maria  juntamente com seu marido José Santana fez tudo como o pai queria e para continuar esta romaria teve algumas pessoas que andaram nas famílias pedindo ajuda para as despesas.


As mulheres que rezavam as novenas eram Piloza, Januaria ,Maria do Socorro, Clara, Josefa  e Maria Galcina. Depois a romaria começou a ser acompanhada por  uma banda de pifeiros e padre José de Castro começou  a celebrar a missa no domingo, a romaria ao Espírito Santo estende-se até hoje, o povoado recebe uma multidão de fiéis de diversos estados que enfrentam sol quente, pés descalços para  pagarem suas promessas.

Este ano a Festa do Divino iniciará na próxima sexta feira (06) e encerrará no dia 15.05 DIA DE PENTECOSTES. 
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

CONNECT VIAGENS E TURISMO






Broomer






ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI











Tecnologia do Blogger.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

MESTRE SERVIÇOS






PARCEIRO






Cachoeira do Roberto 200 Anos

Cachoeira do Roberto 200 Anos

Instagram


Pesquise







Mais Acessadas

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI