”Blog

UPAE/IMIP de Petrolina já realizou mais de 15 mil cirurgias eletivas

1
No próximo dia 29 a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMP) completará 3 anos de funcionamento e, para celebrar a data,  a instituição apresenta seus resultados. Com relação ao número de cirurgias eletivas, por exemplo, a Unidade já realizou mais de 15 mil, entre procedimentos de pequena e média complexidade compatíveis com Hospital Dia (com alta em até 24h).
“Esses dados representam o empenho de toda a equipe e a alta resolutividade da Unidade. Apresentá-los significa prestar contas à sociedade do serviço que ofertamos e uma forma de comemorar o nosso 3º aniversário”, ressalta a coordenadora geral, Magnilde Alves.
De acordo com a enfermeira assistencial do bloco cirúrgico, Camila da Silva, a procura maior tem sido pelas cirurgias gerais, dermatológicas e oftalmológicas para retirada de sinais, correção de hérnias, biópsia de lesão, remoção de catarata e retirada de pterígio. A demanda para retirada de varizes também é grande. Só no primeiro semestre desse ano, as cirurgias gerais corresponderam a 32,5% do número total de 3.289, dermatológicas (17,3%) e oftalmológicas (16,83).  
O cirurgião Ialisson Lino ressalta que a UPAE é referência na região para cirurgias de pequeno e médio porte. “Com relação à urologia, por exemplo, só não realizamos cirurgias de próstata e renais, até porque funcionamos como Hospital Dia e o paciente precisa ter alta em até 24h. Mas vasectomia, fimose, varicocele, hidrocele e condiloma fazemos todas aqui. Desconheço outra unidade do SUS que realize cirurgia urológica em Petrolina, a não ser as de emergência proveniente de trauma. A UPAE oferece um serviço de alta qualidade e o seu centro cirúrgico é muito bem estruturado. Com certeza, a população está bem assistida nesse aspecto”, avalia. 
Serviço
O bloco cirúrgico da Unidade atende a demanda proveniente do ambulatório, ou seja, para ter acesso ao serviço o paciente deve ser regulado da atenção básica pela Secretaria de Saúde do município para consulta clínica. Após a avaliação, o paciente é direcionado para central de marcação interna. “A porta de entrada é o ambulatório, que dispõe de 17 especialidades. Se o médico indicar a cirurgia esse paciente faz os exames pré-operatórios [laboratoriais e de imagem] na própria UPAE; passa pelo serviço social para receber informações sobre documentos e orientações sobre o procedimento; daí então é feita a marcação”, esclarece a enfermeira gerente do ambulatório, Ana Carolina Freire.
Estrutura
A UPAE/IMIP dispõe de clínica e bloco cirúrgico. O bloco possui 3 salas de procedimentos, uma sala de recuperação pós-anestésica e uma equipe composta de 2 enfermeiras, 4 técnicas e 20 médicos em sistema rotativo. Já a clínica, onde os pacientes ficam pós-cirurgia, é composta por 4 enfermarias (feminina e masculina) com 10 leitos. A Unidade realiza cirurgias gerais, oftalmológicas, urológicas, dermatológicas, vascular, proctológicas, hematológicas e das especialidades de otorrinolaringologia e gastroenterologia.
Segurança do paciente
Em 2014, foi implantada na Unidade a “Linha de Cuidado do Paciente Cirúrgico”, que criou dois instrumentos: o Protocolo Operacional Padrão do Bloco e da Clínica Cirúrgica e o Checklist da Cirurgia Segura. Através destes, a UPAE mantém um índice de infecção em cirurgias 20 vezes menor que o parâmetro nacional, garantido ao paciente um alto percentual de segurança. A iniciativa foi reconhecida no estado, durante o I Seminário de Práticas Exitosas do IMIP.

Postar um comentário

0 Comentários