25 julho 2016

UPAE/IMIP de Petrolina já realizou mais de 15 mil cirurgias eletivas

1
No próximo dia 29 a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMP) completará 3 anos de funcionamento e, para celebrar a data,  a instituição apresenta seus resultados. Com relação ao número de cirurgias eletivas, por exemplo, a Unidade já realizou mais de 15 mil, entre procedimentos de pequena e média complexidade compatíveis com Hospital Dia (com alta em até 24h).
“Esses dados representam o empenho de toda a equipe e a alta resolutividade da Unidade. Apresentá-los significa prestar contas à sociedade do serviço que ofertamos e uma forma de comemorar o nosso 3º aniversário”, ressalta a coordenadora geral, Magnilde Alves.
De acordo com a enfermeira assistencial do bloco cirúrgico, Camila da Silva, a procura maior tem sido pelas cirurgias gerais, dermatológicas e oftalmológicas para retirada de sinais, correção de hérnias, biópsia de lesão, remoção de catarata e retirada de pterígio. A demanda para retirada de varizes também é grande. Só no primeiro semestre desse ano, as cirurgias gerais corresponderam a 32,5% do número total de 3.289, dermatológicas (17,3%) e oftalmológicas (16,83).  
O cirurgião Ialisson Lino ressalta que a UPAE é referência na região para cirurgias de pequeno e médio porte. “Com relação à urologia, por exemplo, só não realizamos cirurgias de próstata e renais, até porque funcionamos como Hospital Dia e o paciente precisa ter alta em até 24h. Mas vasectomia, fimose, varicocele, hidrocele e condiloma fazemos todas aqui. Desconheço outra unidade do SUS que realize cirurgia urológica em Petrolina, a não ser as de emergência proveniente de trauma. A UPAE oferece um serviço de alta qualidade e o seu centro cirúrgico é muito bem estruturado. Com certeza, a população está bem assistida nesse aspecto”, avalia. 
Serviço
O bloco cirúrgico da Unidade atende a demanda proveniente do ambulatório, ou seja, para ter acesso ao serviço o paciente deve ser regulado da atenção básica pela Secretaria de Saúde do município para consulta clínica. Após a avaliação, o paciente é direcionado para central de marcação interna. “A porta de entrada é o ambulatório, que dispõe de 17 especialidades. Se o médico indicar a cirurgia esse paciente faz os exames pré-operatórios [laboratoriais e de imagem] na própria UPAE; passa pelo serviço social para receber informações sobre documentos e orientações sobre o procedimento; daí então é feita a marcação”, esclarece a enfermeira gerente do ambulatório, Ana Carolina Freire.
Estrutura
A UPAE/IMIP dispõe de clínica e bloco cirúrgico. O bloco possui 3 salas de procedimentos, uma sala de recuperação pós-anestésica e uma equipe composta de 2 enfermeiras, 4 técnicas e 20 médicos em sistema rotativo. Já a clínica, onde os pacientes ficam pós-cirurgia, é composta por 4 enfermarias (feminina e masculina) com 10 leitos. A Unidade realiza cirurgias gerais, oftalmológicas, urológicas, dermatológicas, vascular, proctológicas, hematológicas e das especialidades de otorrinolaringologia e gastroenterologia.
Segurança do paciente
Em 2014, foi implantada na Unidade a “Linha de Cuidado do Paciente Cirúrgico”, que criou dois instrumentos: o Protocolo Operacional Padrão do Bloco e da Clínica Cirúrgica e o Checklist da Cirurgia Segura. Através destes, a UPAE mantém um índice de infecção em cirurgias 20 vezes menor que o parâmetro nacional, garantido ao paciente um alto percentual de segurança. A iniciativa foi reconhecida no estado, durante o I Seminário de Práticas Exitosas do IMIP.
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

CONNECT VIAGENS E TURISMO






Broomer






ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI











Tecnologia do Blogger.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

MESTRE SERVIÇOS






PARCEIRO






Cachoeira do Roberto 200 Anos

Cachoeira do Roberto 200 Anos

Instagram


Pesquise







Mais Acessadas

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI