”Blog

Nota de Esclarecimento do Hospital Municipal de Afrânio Maria Coelho Cavalcanti Rodrigues



Afrânio é um município de pequeno porte, que possui um hospital municipal de suporte em relação ao seu tamanho, com Rx, Laboratório Clinico, ECG, uma equipe de profissionais qualificados para atender a nossa comunidade com medico, enfermeiro, técnico de enfermagem 24 horas/dia. Por termos a classificação de pequeno porte, possuímos em nível de referencia, outras unidades hospitalares em Petrolina, Recife e outras localidades, que nos dão suporte quando necessitamos de tratamentos especializados, como exemplo, o Hospital do traumas (HU) – Petrolina/PE. Para utilizarmos essas referências na região, temos uma central de regulação, que controla essas transferências através de uma senha, garantindo o atendimento necessário. 

Esta é a conduta usada em qualquer caso que necessite transferência. Referente ao caso do último sábado, dia 24/09, após acidente automobilístico, o que resultou em três pacientes feridos, que foram prontamente atendidos e medicados no Hospital Municipal. Dois destes, com fraturas expostas foram imediatamente regulados para o Hospital de Traumas. O terceiro, permanecendo em observação médica, aguardando a liberação da senha para transferência na central de regulação. O mesmo deu entrada às 20:00h20min. Por duas vezes, ainda no sábado, foi solicitada a senha de liberação para regulação. 

A primeira foi registrada às 21:0017 min, a segunda as 21:00h35min As duas, negadas com a seguinte justificativa “sem vaga no serviço de referencia, manter suporte e reenviar pela manha.” Como sugerido, já no domingo dia 25/09, às 6:00h41min, foi solicitada mais uma vez a senha, que, segundo registro no sistema, foi liberada às 07:00h42min. Lamentavelmente, horário em que o paciente passou mal, quando o médico, Dr. Alexandre Cortês, teve que entrar com intervenção, na tentativa de estabilizar o seu estado, que no momento era gravíssimo, não tendo condições de seguir viagem. Infelizmente, em pouco tempo, veio a óbito.

Garantimos à nossa população todo suporte necessário para o atendimento de urgência, emergência e internamento no Hospital Municipal Maria Coelho Cavalcanti Rodrigues, e repetimos: Contamos com uma equipe de profissionais qualificados 24 horas. Nesse e qualquer outro ocorrido foi realizado o procedimento correto e conduta normal. 

Lamentamos que um infeliz acontecimento possa ser usado politicamente para denegrir a equipe, principalmente os profissionais envolvidos neste caso.

Solidarizamo-nos com os familiares e amigos nesse momento de perda irreparável.



Aureliano Gonçalves Filho – Secretário Municipal de Saúde.
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários