19 outubro 2016

NOTA PÚBLICA SOBRE A OCUPAÇÃO DOS ESTUDANTES NA UPE CAMPUS PETROLINA

download
É fato que o Brasil vem passando por várias dificuldades no âmbito econômico e principalmente político. Os últimos três anos vêm sendo marcados por essa crise, que iniciou na economia e teve consequências políticas de primeira ordem. A Gestão do Campus Petrolina desde 2014 sente esses efeitos com a redução no repasse dos recursos em Custeio e Capital. A redução em 2014 foi na ordem de 30%, crescendo em 2015 e 2016, chegando a quase 50%. A Direção em alguns momentos tornou pública a situação, temendo o avançar da crise.
Nesse ínterim, os alunos e docentes se manifestaram exigindo melhoria na qualidade dos serviços prestados pelo Campus. Foi assim na exigência de Concurso Público para Docente, pactuado pelo Governo do Estado; na denúncia do modelo de contratação de professores convidados e na falta da assistência estudantil. Reconhecemos algumas conquistas e avanços, mas temos que destacar que pouca coisa foi modificada ao longo desse tempo. Infelizmente, pelo escalonamento, nem todas as vagas para concurso de docentes foram preenchidas; não foi garantido concurso para servidores técnicos administrativos e os docentes convidados são selecionados no início de cada semestre letivo, prejudicando o efetivo cumprimento da carga horária destinada dos conteúdos de cada disciplina ministrada. Ademais, os decretos de contingenciamento, lançados pelo atual Governo do Estado estão prejudicando o funcionamento do Campus. Fornecedores que prestam serviço para a Universidade não tem certeza do prazo do recebimento do pagamento pelos serviços prestados e/ou pelas mercadorias comercializadas. Existem pagamentos não efetuados desde agosto/setembro de 2015.
Essa situação de incerteza, vivenciada ainda no governo federal anterior e as recentes medidas que o atual governo se propõe a aprovar no Congresso Nacional, tais como a PEC 241, a Reforma do Ensino Médio e até mesmo o Projeto de Lei Proibitivo da Escola Sem Partido, motivaram um grupo de alunos a protestar ordeiramente, no movimento intitulado ocUPE. Os alunos já realizaram mais de duas assembleias e na última segunda feira a noite, dia 17, ratificaram sua posição de continuar ocupando os espaços da Instituição.
As pautas que os alunos levantaram, além dos Projetos que estão sendo apreciados pelo Congresso Nacional, também dizem respeito ao funcionamento interno do Campus e da Universidade de Pernambuco. A Gestão considera a pauta legítima e vem se reunindo com a Comissão Organizadora do Movimento, no sentido de dirimir quaisquer dúvidas sobre a administração dos recursos e a forma de buscar novos investimentos para áreas prioritárias: biblioteca, auditório, quadra poliesportiva, espaço de convivência entre outros.
Para dar um caráter mobilizador, várias atividades, estão sendo realizadas no interior do Campus, tais como palestras, seminários, rodas de conversa, ações de limpeza e arte.
Os docentes em reunião no mesmo dia da Assembleia dos alunos, também ratificaram seu apoio as ações que estão sendo desenvolvidas no Campus, colaborando, inclusive com as atividades propostas pela organização. A ocupação está acontecendo de forma ordeira, sem depredação do espaço público, tão bem cuidado pelos alunos. Frases de ordem colocadas em paredes ou no chão, não prejudicam o funcionamento da instituição, afinal de contas, fazem parte do processo de mobilização e da memória reivindicadora.
A Gestão do Campus compreende que existem momentos da luta que é preciso distender, mesmo porque, muitas vezes para ser ouvido, é necessário sair do protesto silencioso para a batalha barulhenta. Por isso, tem dado apoio ao movimento e buscado canais para a escuta com a Reitoria, que também já se dispôs a ouvir os reclames do segmento discente. Como diz o célebre Machado de Assis: “A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal”.
Petrolina, 18 de outubro de 2016
A Direção
Prof. Ms. Moisés Almeida
Professor Assistente
Diretor
Campus UPE – Petrolina

Blog Bruno Brito
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Broomer






ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

PARCERIA
















Tecnologia do Blogger.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

MESTRE SERVIÇOS






PARCEIRO






Cachoeira do Roberto 200 Anos

Cachoeira do Roberto 200 Anos

Instagram


Pesquise







Mais Acessadas

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI