06 março 2017

Pelas redes sociais, Lula cobra paternidade da Transposição do São Francisco

lula-agencia-brasil
De um lado, o presidente Michel Temer (PMDB) se movimenta para ficar com a imagem ligada às obras de segurança hídrica no Nordeste, para melhorar a popularidade na região. Do outro, nos últimos dias, o ex-presidente Lula (PT) parece ter adotado a mesma estratégia de comunicação, mas cobrando a paternidade da Transposição do Rio São Francisco. O petista, que tem planos de se candidatar novamente ao cargo em 2018, tem publicado vídeos de moradores do Sertão pernambucano agradecendo a ele e a Dilma Rousseff (PT) por terem iniciado a obra, há dez anos.
Um vídeo publicado na página de Lula nessa quarta-feira (1º) mostra imagens do militante petista Sérgio Urt, candidato a vereador do Recife no ano passado, em selfie apresentando uma estação elevatória próximo ao município de Petrolândia. “Isso aqui são obras que Lula projetou, Dilma realizou”, diz. “Isso aqui é realidade, o que eles fizeram realizaram para o povo brasileiro, então a gente deve dar toda a confiança para eles. Isso é uma verdade que merece ser levada para o futuro, com Lula em 2018.” O homem conclui o vídeo falando a hashtag que o ex-presidente tem usado em publicações sobre a transposição, afirmando: “o Sertão vai virar mar”.
Entre outros posts sobre programas implantados na gestão de Lula, aparecem mais vídeos sobre a transposição – sempre com o mesmo perfil. “O sonho começa a se concretizar”, diz um vídeo registrado em Custódia (PE). Esse material já explica o percurso final da água até Monteiro, na Paraíba, onde a água deve chegar ainda este mês. “Os moradores da região vão à ‘praia’ e divertem na transposição, que vai levar água a regiões que sempre tiveram de conviver com a tragédia da seca”, afirma outro post.
Os últimos vídeos foram já em Sertânia, onde a água chegou na última sexta-feira (24), antes do Carnaval. “Em dezembro de 2010, Lula afirmou: ‘O sertão nunca mais voltará a ser motivo de estudos sociais para medir a fome e a miséria. O sertão vai fazer parte do Brasil desenvolvido’. E assim será”, diz uma das publicações no Facebook.
Agora, faltam 53,5 quilômetros para que o eixo leste, que faz a captação no reservatório de Itaparica, em Floresta (cidade de Pernambuco mostrada no vídeo abaixo, também publicado na página de Lula no Facebook), leve a água do São Francisco até o município paraibano. Depois, a água seguirá pelo Rio Paraíba até o reservatório Boqueirão, para reforçar o abastecimento em Campina Grande, também na Paraíba. Para chegar até lá, a água ainda tem que passar por dois reservatórios.
De acordo com o Ministério da Integração Nacional, 96,89% do eixo leste estão concluídos até agora. A construção do canal da transposição começou em 2007, ainda no governo Lula (PT), com previsão inicial de acabar três anos depois.
Com baixa popularidade – a avaliação positiva do governo baixou para 10,3% na última pesquisa CNT/MDA, divulgada em fevereiro -, a conclusão da transposição já é usada por Temer para tentar alavancar a imagem positiva no Nordeste, que tem áreas atingidas pela seca há mais de cinco anos.
O próprio peemedebista veio a Floresta para inaugurar a terceira estação de bombeamento no eixo leste, no fim de janeiro, quando o ministro Helder Barbalho (Integração Nacional) reforçou a estratégia. Barbalho retomou a frase dita pelo chefe em Alagoas, de que gostaria de ser lembrado como “o maior presidente nordestino” do Brasil e afirmou em discurso: “De São Paulo, o senhor escreve o seu nome como aquele que garante investimentos hídricos no Nordeste”.(Com informações do Blog de Jamildo)
Blog Bruno Brito
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

AFRABURGUER





ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

PARCERIA
















Tecnologia do Blogger.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

MESTRE SERVIÇOS






PARCEIRO






Cachoeira do Roberto 200 Anos

Cachoeira do Roberto 200 Anos

Instagram


Pesquise







Mais Acessadas

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI