”Blog

Em carta aberta ao clero da Diocese de Petrolina, Bispo Emérito Frei Paulo Cardoso contesta transformação do Palácio Episcopal em Mercado Popular

O Bispo Emérito de Petrolina, Frei Paulo Cardoso, em carta aberta ao clero diocesano, contesta projeto que pode transformar a sede do Palácio Episcopal, construído por Dom Malan e tombado pelo município, em mercado popular, nos moldes do Mercado do Turista, já existente em Petrolina. Acompanhando o sentimento de alguns Petrolinenses que se posicionaram contrário a ideia, Frei Paulo escreveu a carta aos padres da diocese, pedindo que revejam a ideia para não autorizar o inicio do projeto. A expectativa é grande no meio diocesano, principalmente no momento em que a Diocese acaba de aposentar o seu Bispo, Dom Manoel, que deve se afastar nesses próximos dias, depois que recebeu autorização da Santa Sé, para se aposentar. Acompanhe a carta e dê a sua opinião.

Ao clero da Diocese de Petrolina.

Caros irmãos no Sacerdócio ministerial.

  1. Profundamente amargurado e entristecido, tomei conhecimento de que se pretende levar adiante o projeto de construção de um “shopping popular”, nas adjacências do Palácio Diocesano. As imagens do projeto continuam a circular abundantemente na internet. Já se anuncia o início imediato das vendas dos “boxes”. As frondosas árvores do “quintal” do Palácio já foram destruídas.

  2. Inicialmente, cheguei a pensar na conveniência de publicar uma “Carta Aberta” ao Clero, às autoridades constituídas e à sociedade petrolinense, sobretudo a população católica. Mas depois achei mais conveniente dirigir-me primeiro ao Clero.

  3. Todos sabem de minha posição, radicalmente contrária, desde que, há dois anos ou mais, começaram a circular notícias a respeito. Senti-me no direito e na obrigação de externar minha opinião ao então Bispo diocesano, ao próprio clero e ao Colégio dos Consultores.

  4. As razões por mim apresentadas são já conhecidas. Entre outras, relembraria:

  5. O alto significado histórico e afetivo do Palácio para a Diocese e para toda a sociedade petrolinense. O Palácio e a Catedral, sonhos realizados pelo grande Dom Antônio Malan, constituem como que uma única coisa.

  6. Se, para atender às necessidades da Diocese, o plano era construir algo, dispúnhamos e dispomos de duas áreas excelentes e livres, muito bem localizadas: a área adjacente e contígua ao “Palacinho”, e a ampla área de terreno do Pio XI, que dá para a Av. Guararapes.

  7. O atual projeto que se está levando a cabo, não recebeu a aprovação da Secretaria de Obras, por razões técnicas e evidentes. Chegou-se mesmo a denominar de “camelódromo” o que se estava propondo construir.

  8. Cheguei a encaminhar Ofício ao Prefeito anterior, solicitando a não-aprovação do projeto.

  9. Repito que, se o Palácio é propriedade da Diocese, constitui também um patrimônio da comunidade, assim como a Catedral.

  10. O Palácio, figura na Lei Orgânica do Município, como primeiro dos edifícios a serem tombados pelo Poder executivo. Projeto de tal importância, a meu ver, deveria ter passado pela Câmara de Vereadores, e também pelo crivo da própria comunidade, do clero, e recebido aprovação do Colégio de Consultores, para sua validade e legitimidade.

  11. A atual crise pela qual passa o país, sem perspectiva de melhora, tem ocasionando o fechamento de tantas lojas e casas comerciais no centro da cidade. É sensato pensar na construção dos boxes projetados?

  12. O que virá a significar tal projeto, em termos de irreparável agressão ao próprio Palácio – construído em área doada, quando da criação da Diocese, para o fim muito claro e específico de residência do Bispo? É bom ressaltar que o atual projeto tornará inviável a residência ali de um futuro bispo.

  13. Entre outras, são estas as razões que sempre me levaram a opor-me radicalmente a tal projeto. Achei que, mesmo sendo emérito, não podia me omitir. Assim como acho que o primeiro a não poder omitir-se seria o próprio clero! A história haverá de nos cobrar.

Pedindo desculpas, mas achei-me no direito de poder partilhar estas preocupações. Não nos faltem as luzes do Espírito Santo, pela intercessão da Senhora e Rainha dos Anjos.

Fraternalmente,

Dom Frei Paulo Cardoso

Bispo emérito de Petrolina

(agraciado com o título de “Cidadão petrolinense”)


Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários