”Blog

Em Petrolina, Secretária Maria Elena enaltece reabertura do Museu do Sertão

Leia o discurso da Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Esporte de Petrolina, Maria Elena por ocasião da reabertura do Museu do Sertão, solenidade ocorrida na última quarta-feira(11)
Não tem como não olhar para traz… Quem somos nós sem a nossa memoria? Como mantê-la viva para a posteridade? Mais que isso, como nos inserir num presente, exigente, aguçado, contemporâneo; sem dialogar com o eixo do nosso passado? A partir daqui desse equipamento público o Museu do Sertão e na avaliação da nossa Secretaria, do ponto de vista Histórico Cultural, ele representa a nossa melhor parte. Porque nela respira o ar puro da humanização, da emoção, da pesquisa, da busca de identidade e de conhecimento.
Prefeito Miguel Coelho, você esta sendo o protagonista dessa revolução. Seu olhar macro de Gestor Público sobre a cidade, atingiu de cheio nossa alma carente, sedenta do sentimento de valorização da nossa “Petrolinidade  tirando leite de pedra e como a fênix fazendo ressurgir das cinzas uma cidade, até em tão, apática, anêmica, devolvendo a esperança e a alegria que já se verifica na prática, essa reinauguração é uma prova, inconteste disso o Museu do Sertão que conta com uma história que vai entre a sua primeira inauguração em 1973, na gestão do então Prefeito Geraldo de Souza Coelho, reformado e ampliado em 1996 pelo ex-Prefeito hoje Senador da República, Fernando Bezerra Coelho, e nesse 11 de outubro de 2017, reinaugurado, graças a  determinação, com avanços significativos, entre eles, a questão da inclusão social e ai quero registrar o MAR (Núcleo de Apoio Psicopedagógico) na pessoa de Tene Caxias da Costa, que esta traduzindo as identificações das peças expostas.
Além disso, estamos provocando as famílias tradicionais rurais e urbanas, as instituições a fazerem doações relevantes para o enriquecimento de cada um dos vieses desse acervo, que conta hoje com mais de 3.000 mil peças, além, do diálogo, as parcerias que pretendemos estabelecer com as instituições escolares e acadêmicas no sentido de incentivar o gosto pela memória viva da nossa identidade, por isso a presença de muitos gestores, aqui nesse ato, a quem queremos agradecer.
Nesse passeio, vocês serão recebidos alegremente pela nossa estreante Camerata 21 de Setembro. E no seu percurso e ao final dele, aceitem o nosso pedido de que sejam todas e todos, agentes multiplicadores levando aos seus familiares e amigos as impressões colhidas nessa experiência. Que esperamos, sejam as melhores.
A partir de agora o Prefeito Miguel Coelho, através da Secretária de Cultura, Turismo e Esporte, devolve a Petrolina o que o Poder Público Municipal estava a lhe dever a quase dois anos, com abertura a visitação pública a partir de segunda-feira(16), funcionamento semanal em horário integral e aos finais de semanas até às 13:00 horas.
E o novo tempo que ouve, se inspira, planeja, e faz! Salve a nossa História, salve a nossa Cultura! Salve o Museu do Sertão versão 2017! 
Fonte: Vinicius de Santana
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários