15 outubro 2017

Em Petrolina, Secretária Maria Elena enaltece reabertura do Museu do Sertão

Leia o discurso da Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Esporte de Petrolina, Maria Elena por ocasião da reabertura do Museu do Sertão, solenidade ocorrida na última quarta-feira(11)
Não tem como não olhar para traz… Quem somos nós sem a nossa memoria? Como mantê-la viva para a posteridade? Mais que isso, como nos inserir num presente, exigente, aguçado, contemporâneo; sem dialogar com o eixo do nosso passado? A partir daqui desse equipamento público o Museu do Sertão e na avaliação da nossa Secretaria, do ponto de vista Histórico Cultural, ele representa a nossa melhor parte. Porque nela respira o ar puro da humanização, da emoção, da pesquisa, da busca de identidade e de conhecimento.
Prefeito Miguel Coelho, você esta sendo o protagonista dessa revolução. Seu olhar macro de Gestor Público sobre a cidade, atingiu de cheio nossa alma carente, sedenta do sentimento de valorização da nossa “Petrolinidade  tirando leite de pedra e como a fênix fazendo ressurgir das cinzas uma cidade, até em tão, apática, anêmica, devolvendo a esperança e a alegria que já se verifica na prática, essa reinauguração é uma prova, inconteste disso o Museu do Sertão que conta com uma história que vai entre a sua primeira inauguração em 1973, na gestão do então Prefeito Geraldo de Souza Coelho, reformado e ampliado em 1996 pelo ex-Prefeito hoje Senador da República, Fernando Bezerra Coelho, e nesse 11 de outubro de 2017, reinaugurado, graças a  determinação, com avanços significativos, entre eles, a questão da inclusão social e ai quero registrar o MAR (Núcleo de Apoio Psicopedagógico) na pessoa de Tene Caxias da Costa, que esta traduzindo as identificações das peças expostas.
Além disso, estamos provocando as famílias tradicionais rurais e urbanas, as instituições a fazerem doações relevantes para o enriquecimento de cada um dos vieses desse acervo, que conta hoje com mais de 3.000 mil peças, além, do diálogo, as parcerias que pretendemos estabelecer com as instituições escolares e acadêmicas no sentido de incentivar o gosto pela memória viva da nossa identidade, por isso a presença de muitos gestores, aqui nesse ato, a quem queremos agradecer.
Nesse passeio, vocês serão recebidos alegremente pela nossa estreante Camerata 21 de Setembro. E no seu percurso e ao final dele, aceitem o nosso pedido de que sejam todas e todos, agentes multiplicadores levando aos seus familiares e amigos as impressões colhidas nessa experiência. Que esperamos, sejam as melhores.
A partir de agora o Prefeito Miguel Coelho, através da Secretária de Cultura, Turismo e Esporte, devolve a Petrolina o que o Poder Público Municipal estava a lhe dever a quase dois anos, com abertura a visitação pública a partir de segunda-feira(16), funcionamento semanal em horário integral e aos finais de semanas até às 13:00 horas.
E o novo tempo que ouve, se inspira, planeja, e faz! Salve a nossa História, salve a nossa Cultura! Salve o Museu do Sertão versão 2017! 
Fonte: Vinicius de Santana
Blog Bruno Brito
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

CONNECT VIAGENS E TURISMO






Broomer






ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI











Tecnologia do Blogger.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

MESTRE SERVIÇOS






PARCEIRO






Cachoeira do Roberto 200 Anos

Cachoeira do Roberto 200 Anos

Instagram


Pesquise







Mais Acessadas

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI