”Blog

Ministro Mendonça Filho volta a Petrolina e destaca necessidade de melhorar índices da educação em PE


Foi lançado em Petrolina na manhã desta segunda-feira (18), no auditório de um hotel da Orla 2 de Petrolina, o Movimento Pernambuco pela Educação. Lideranças políticas, professores e gestores de secretarias municipais de várias cidades na região integraram as discussões, onde palestrantes de várias partes do país deram suas contribuições. O Ministro da Educação, Mendonça Filho, participou do evento que foi prestigiado também pelo secretário estadual de educação, Frederico Amâncio, o senador Fernando Bezerra Coelho, além de prefeitos das cidades da região.

“Na verdade é uma grande mobilização para que possamos melhorar ainda mais o desempenho da educação em Pernambuco. Se a gente identificar especificamente os índices relativos a educação, a gente tem a clareza de infelizmente o nosso desempenho não atinge um desempenho razoável e uma criança mal alfabetizada compromete toda a sua vida educacional. O que a gente quer é melhorar esse desempenho desde a educação infantil, passando pela educação para que a gente assegure as crianças e jovens do Brasil com um desempenho educacional realmente de boa qualidade”, destacou o ministro Mendonça Filho. 
O prefeito de Petrolina Miguel Coelho destaca a importância do debate, fala sobre os avanços alcançados mas reconhece a importância de melhorar ainda mais. “É importante a gente debater a educação. A gente sabe que não só Pernambuco, não só Petrolina, mas todo o Brasil tem um desafio imenso onde agente possa ter uma padronização na educação básica de todas as cidades brasileiras, onde Petrolina já vem se destacando pelo seu Ideb pelas suas melhores e superiores do que outras regiões do Estado e também outras regiões do Brasil. Então a gente merece reconhecer, elogiar e também aprender. Esse é um momento em que estão reunidas diversas prefeituras, diversas experiências para que possamos ter uma educação cada vez melhor”, 
Para o senador Fernando Bezerra Coelho, além de apontar caminhos para a educação do Estado, o Movimento Pernambuco pela Educação ainda serve como norte na elaboração de políticas públicas voltadas  para o setor. “Oportunidade de ouvir os gestores municipais, prefeitos secretários de educação sobre os desafios. Pernambuco precisa melhorar muito ainda o se ensino fundamental. Avançamos no ensino médio, mas os indicadores das séries do ensino fundamental ainda nos colocam numa posição muito distante daquilo que é o potencial de Pernambuco como a 9ª , 10ª economia do país. Então eu acho que esse seminário se dá num momento oportuno em que estamos nos aproximando das eleições de 2018 para que todos aqueles que forem disputar o voto para comandar o Estado possam priorizar as políticas públicas voltadas para a educação”. 
O promotor da Vara da Família, Tilemon Gonçalves destaca a realidade apresentada em algumas universidades, quando estudantes não conseguem elaborar textos no nível exigido pelo curso escolhido. “Eu vejo um avanço muito grande porque pelo menos a partir desse momento estão sendo analisadas as falhas que estão ocorrendo no sistema. O que verificamos é uma deficiência muito grande no sistema, inclusive no nível superior e a base está exatamente na alfabetização e nas primeiras séries. Então esse encontro é fundamental para se verificar qual são as causas do problema e procurar corrigir. Ninguém melhor que os educadores para dizer o que está acontecendo, ouvir alunos também, ouvir as autoridades envolvidas na situação para procurar soluções para a situação dessa deficiência”. 
Movimento Pernambuco pela Educação    
A iniciativa é promovida pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e conta com apoio da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Ela tem como foco a melhoria dos índices de alfabetização e na empregabilidade dos estudantes pernambucanos, já foi realizada em Caruaru no início deste mês. 
Grande Rio FM
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários