”Blog

50% dos homicídios de Pernambuco estão concentrados em 11 cidades. Petrolina está entre elas

Onze municípios concentram metade do total de homicídios registrados em Pernambuco beste ano, segundo levantamento da Secretaria de Defesa Social (SDS). Quem lidera o ranking é o Recife, com 168 mortes de janeiro a março. Jaboatão dos Guararapes, que recebeu no ano passado reforço na segurança com um novo batalhão da PM, já contabilizou 88 assassinatos em três meses.
Os 11 municípios (veja lista abaixo) registraram juntos 611 homicídios no primeiro trimestre. De acordo com a SDS, 1.233 mortes foram contabilizadas em todo o Estado. A lista não traz surpresas. Municípios como Caruaru, no Agreste do Estado, e o Cabo de Santo Agostinho, na RMR, continuam no topo dos mais violentos. O levantamento serve de parâmetro para a polícia entender em que áreas é preciso investir mais em inteligência para prender criminosos e em prevenção para evitar os homicídios.
O mês de março apresentou uma queda de 33,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 362 homicídios contra 551 (pior resultado da história do Pacto pela Vida). “Recebemos essa queda nos CVLIs em praticamente todo o Estado, pelo terceiro mês consecutivo, sem qualquer comemoração, pois ainda estamos longe dos nossos objetivos, que são poupar o máximo de vidas que pudermos e aumentar a tranquilidade e sensação de segurança dos pernambucanos, do Litoral ao Sertão”, disse o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.
As principais motivações para os homicídios em março continuaram a ser o envolvimento com o tráfico de entorpecentes, os acertos de contas e outras atividades criminosas, que tiveram relação com 72,4% dos óbitos. Dos 366 crimes contra a vida, 5 foram de criminosos que entraram em confronto com policiais. Em fevereiro deste ano, foram sete casos assim e, em janeiro de 2018, 12  suspeitos faleceram confrontando as forças de segurança. A maior parte dessas 24 pessoas integravam quadrilhas especializadas em investidas a bancos e instituições financeiras.
MUNICÍPIOS COM MAIOR NÚMERO DE HOMICÍDIOS NESTE ANO
Recife – 168, Jaboatão – 88, Olinda – 60, Cabo – 52, Caruaru – 44, Petrolina – 44, Paulista – 41, Igarassu – 37, Vitória de Santo Antão – 27, São Lourenço da Mata – 27, Ipojuca – 23. (Via: Ronda Jc)
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários