06 julho 2018

Tradição x sonho: Brasil e Bélgica duelam por vaga na semifinal do Mundial

Tradição x sonho: Brasil e Bélgica duelam por vaga na semifinal do Mundial Chen Yichen e Odd Andersen/AFP
Foto: Chen Yichen e Odd Andersen / AFP
A força das seleções está comprovada com a presença nas quartas de final  Copa do Mundo da Rússia. Mas o duelo entre Brasil e Bélgica,  às 15h (de Brasília) desta sexta-feira, em Kazan, vai além dos conceitos de jogo, que apontam para uma partida de equilíbrio. Entra também nos aspectos psicológicos. De um lado, os belgas tentam manter vivo o sonho do título para coroar aquela que consideram a melhor geração de jogadores do país. Do outro, a Seleção atua para defender a sua tradição, o peso da camisa amarela.
Desde que adotou a “nova” camisa em 1953, a Seleção Brasileira chegou a seis finais, ganhando cinco delas. Além de sorte, a cor trouxe confiança. Por causa do amarelo-ouro, tom escolhido pelo designer do modelo, o gaúcho Aldyr Schlee, a equipe nacional ganhou o apelido de Seleção Canarinho do radialista Geraldo José de Almeida – em alusão ao canário da terra, não ao belga, adversário da tarde de hoje. Desde então, o uniforme brasileiro acumulou estrelas e respeito.
– Quando você joga contra o Brasil, precisa entender que é o melhor time da competição. Você tem que aceitar isso. Quanto antes entende seu papel, mais rapidamente as coisas ficam claras. Tem a qualidade de jogadores como Coutinho, Neymar, que podem decidir em um segundo. Não somos favoritos. Acredito que ninguém vai esperar que vamos às semifinais. É um jogo que, quando você é um menino, você sonha, de estar envolvido em uma Copa do Mundo contra o Brasil – declarou o treinador da Bélgica, Roberto Martínez, antes do confronto.
Por mais ornado que seja o escudo belga com suas coroas, não há representação de título nele. Até porque a maior conquista futebolística do país foi a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos na Antuérpia, em casa, em 1920. Mas não há como negar que a seleção europeia adquiriu relevância. Não é o primeiro Mundial que entra com expectativa de ir longe. Porém, desta vez, calçada por mais do que o rótulo de “ótima geração”. Os jogadores que formam a espinha-dorsal da equipe são destaques de seus times na maior liga do mundo, a inglesa, e a equipe foi a primeira classificada nas Eliminatórias da Europa para a Rússia.
– O poder criativo da Bélgica é muito forte, a qualidade, vai ser um grande jogo. São duas equipes que primam por um futebol bonito, cada um com suas características. A Bélgica tem valores individuais de qualidade, um grande técnico, uma grande campanha – reconhece, em tom respeitoso, o brasileiro Tite.
Somente uma estrela na camisa vermelha fará com que os Diabos Vermelhos sejam, definitivamente, reconhecidos pelo talento de seus atletas. A equipe, aliás, tem qualidade necessária para sonhar com isso na Rússia. Mas não vai ser fácil superar a tradição e o peso da da camisa da Seleção Brasileira, que ao longo dos anos foi ornada com as estrelas de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. E muito inspirada para bordar mais uma, a de 2018.(DC ESPORTES)
FICHA TÉCNICA
BRASILAlisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho; Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite.
BÉLGICACourtois; Vertonghen, Kompany e Alderweireld; Axel Witsel, Kevin De Bruyne, Nacer Chadli e Thomas Meunier; Fellaini, Eden Hazard e Romelu Lukaku. Técnico: Roberto Martínez.
ARBITRAGEM: Milorad Mazic, auxiliado por Milovan Ristic e Dalibor Djurdjevic (trio da Sérvia).
DATA E HORA: hoje, às 15h (horário de Brasília).
LOCAL: Arena Kazan, em Kazan.
TRANSMISSÃO: NSC TV, SporTV e CBN Diário.
MINUTO A MINUTO: NSC Total e Diário Catarinense.
Blog Bruno Brito
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Broomer






ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

PARCERIA
















Tecnologia do Blogger.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

MESTRE SERVIÇOS






PARCEIRO






Cachoeira do Roberto 200 Anos

Cachoeira do Roberto 200 Anos

Instagram


Pesquise







Mais Acessadas

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI