04 setembro 2018

Menino lê 15 livros em seis meses e surpreende durante Flisertão, em Petrolina

O menino petrolinense, Guilherme Alves Pereira, de 11 anos, leu nos últimos seis meses 15 livros, entre clássicos da literatura mundial, a exemplo de ‘Os Miseráveis’, do escritor francês Victor Hugo e ‘Dom Quixote de La Mancha’, do espanhol Miguel de Cervantes, além do romance juvenil brasileiro ‘Meu Pé de Laranja Lima’, de José Mauro de Vasconcelos.
O relato foi feito no último sábado (1), durante uma série de reuniões dos clubes de leitura do Plenus Colégio e Curso, realizadas no palco principal da 1ª edição do Festival de Literatura do Sertão – FliSertão, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina – PE. Guilherme Alves cursa o 6º ano na escola e desde 2017 participa do clube de leitura ‘Leia’, quando estabeleceu a incrível marca de 80 livros lidos na íntegra durante todo o ano.
Os clubes ‘Leia’ com alunos do 6º ao 8º Ano do Ensino Fundamental, ‘Leia Mais’ feito pelos sócios do 9º Ano a 3ª série do Ensino Médio e Viva Leitura (Plenus Junior – Educação Infantil) foram criados pela professora Simone Ramos (in memorian) em 2009 e hoje contam com mais de 400 integrantes.
De acordo com o professor e coordenador da iniciativa, Genivaldo Nascimento, a média anual de livros lidos pelos participantes é de 9,8 bem acima da média nacional, que é de 1,85 livros por pessoa, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Pró-Livro. O projeto funciona assim: a escola faz uma lista de livros para cada faixa etária e deixa disponível na biblioteca. O aluno pega o livro gratuitamente, leva para casa e tem um prazo para terminar a leitura. O passo seguinte são as reuniões.
“Procuramos oxigenar o saudável hábito da leitura com encontros como esse. Já fizemos reuniões em parques e espaços culturais da cidade onde os alunos sócios dos clubes falam das suas leituras e trocam ideias recomendando uns aos outros as próximas obras”, explicou, acrescentando ainda que os alunos gostam mais dos gêneros literários épico, lírico e dramático e que as reuniões funcionam como gatilhos motivadores.
Nascimento lembrou ainda que em cada encontro os alunos acumulam cinco pontos e que ao final do projeto serão convertidos em um Vale-Livro, que poderá ser descontado em livraria e sebos de Petrolina e Juazeiro. Estes pontos também poderão se transformar em notas nas disciplinas de Redação, Português e Literatura.
Blog Bruno Brito
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

CONNECT VIAGENS E TURISMO






Broomer






ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI











Tecnologia do Blogger.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

MESTRE SERVIÇOS






PARCEIRO






Cachoeira do Roberto 200 Anos

Cachoeira do Roberto 200 Anos

Instagram


Pesquise







Mais Acessadas

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI