”Blog

Campanha de Bolsonaro é a ‘mentira que prolifera’, diz Folha em editorial



“Dois terços dos votantes brasileiros possuem conta no WhatsApp, a rede social mais popular do país. Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha em 2 de outubro, 44% dos entrevistados declararam ler notícias sobre política e eleições por esse meio, e 24%, compartilhá-las”, diz editorial do jornal Folha de S. Paulo sobre o impacto da proliferação de fake news por parte do candidato Jair Bolsonaro nas eleições de 2018.
O editorial complementa que “os números bastam para constatar o peso adquirido pela rede na formação da opinião nacional —e, sem dúvida, nos rumos do pleito em curso. Ainda está por ser dimensionado, porém, o impacto do fluxo de informações enganosas, quando não inteiramente falsas, e mensagens difamatórias que chegam a todo momento aos usuários”.
O jornal chama a atenção para a desconversa do candidato do PSL, mas alerta que não há necessidade a participação ‘direta’ na fraude para que se caracterize crime: “Bolsonaro declarou não ter controle sobre a ação de apoiadores, indicando desconhecer o caso. Aventou, inclusive, a hipótese de adversários estarem por trás da compra dos pacotes de mensagens com o intuito de prejudicá-lo. Para a configuração de abuso de poder econômico não é necessária, apontam especialistas, a participação do candidato —basta que a Justiça Eleitoral considere comprometido o equilíbrio da disputa”. (247)
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários