”Blog

CINEASTA MARCOS CARVALHO, LÉGUA TIRANA E A ESSÊNCIA DA INFÂNCIA DE LUIZ GONZAGA

Marcos Carvalho com o blogueiro em uma culminância do projeto Cinema do Interior.

Por Ney vital

Luiz Gonzaga repetiu diversas vezes que "puxou ao pai Januário no seu lado artístico – sanfoneiro que ele era. "Puxei a minha mãe cantadeira que ela era. Ela... Tinha as novenas no mês de Maria que não faltavam lá em casa; o mês de Maria todinho, toda noite tinha aquelas novenas, e minha mãe era quem puxava a novena tanto na leitura como na voz, cantando os benditos mais bonitos".

Lembrei disto ao saber que o cineasta Marcos Carvalho está com mais uma proposta de filme e dessa vez é "Legua Tirana".


Marcos Carvalho é considerado na atualidade um dos mais talentosos cineastas brasileiros. Idealizador do Projeto Cinema no Interior, é um dos diretores e produtores do longa-metragem “Na quadrada das águas perdidas”, realização da Mont Serrat Filmes e vencedor de mais de 16 prêmios, dentre eles, melhor filme, fotografia e trilha sonora no IV Festival de Cinema de Triunfo.


Marcos Carvalho agora está empenhado em contar a história de Luiz Gonzaga, dessa vez focando na infância do Rei do Baião: ‘Legua Tirana’. As filmagens vão acontecer em cidades do Sertão do Araripe, especialmente, em Exu, terra onde nasceu Luiz Gonzaga.

O filme Légua Tirana é um mergulho no universo de cores, ritmos e sonoridades de onde Luiz Gonzaga surgiu para revolucionar a música brasileira. O foco seguirá o fluxo de consciência do artista em seu aprendizado de vida infantil na jornada em busca do seu dom e do seu destino.

Foi em Exu e adjacências que Luiz Gonzaga, ainda criança ao lado do pai, Januário, afamado tocador de 8 baixos, na região, aprendeu a ouvir o mundo escutando músicos, rezadeiras, romeiros, cegos de feira, retirantes e a natureza.


Por tudo isto o filme Légua Tirana já é aguardado com ansiedade entre os pesquisadores e admiradores da vida e obra gonzagueana.

Atenção: os diretores estão selecionando pessoas interessadas em atuar no filme. São diversos personagens. Inscrições até o dia 25 de agosto, através do e-mail: leguatirana@cinemanointerior.com.br. 


Os pré-selecionados participarão de oficinas ministradas por Christian Duuvoot. No curriculo de 
Christian consta o longa metragem TRASH com Stephen Daldry (quatro indicações ao Oscar). Filme que foi vencedor do Festival Internacional de Cinema de Roma na categoria melhor filme em 2014 e indicado para o BAFTA de melhor filme em língua estrangeira em 2015 e preparou o elenco das Séries: Cidade dos Homens (indicado ao Emmy de melhor ator), Filhos do Carnaval, Pedro e Bianca (vencedora do Emmy como melhor elenco de série).


Légua Tirana conta ainda com nomes, mestres do cinema, Tairone Feitosa, Sergio Sliveira, Diogo Fontes, Antonio Luiz Mendes Soares, Rubens Shinakai.


No elenco já confirmados os nomes de Claudia Ohana, Chico Diaz, Tonico Pereira, Luiz Carlos Vasconcelos.


O Projeto Legua Tirana foi aprovado no VII edital de Fomento ao Audiovisual do Estado de Pernambuco-Funcultura.


“Légua Tirana” é o nome de uma mais belas composições de Humberto Teixeira. Na canção o sanfoneiro Luiz Gonzaga mostra toda religiosidade que também é característica marcante de seu repertório, a dor, o sofrimento, o amor, a oração a Padim Ciço se apresentam nessa canção, nos trechos “Fui inté o Juazeiro/ Pra fazer uma oração (...) Padim Ciço ouviu a minha prece/ Fez chover no meu sertão” (...) Trago um terço pra das dores (...)”. 


A narratividade da música é codificada e traz forte carga emotiva na dramatização que envolve os sentimentos de sofrimento e dor dos sertanejos nordestinos, o ritmo da valsa-toada propõe a idéia de uma caminhada, “Varei mais de vinte serras/De alpercata e pé no chão”, em que muitos dos sertanejos andavam a pé nos deslocamentos de uma cidade para outra, ou seja, Luiz Gonzaga trata na canção o deslocamento de Exu-Pernambuco para Juazeiro do Norte Ceará, ou de qualquer parte do mundo para um outro Universo que tenha Paz.


A Paz cantada em sua sanfona...

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários