”Blog

IPA participa de Workshop ProSavana no Distrito Federal



Cooperação triangular pretende promover o desenvolvimento
 agrícola da Savana Tropical em moçambicana

Brasília- Delegações do Brasil, Moçambique e Japão participam, até hoje (01/08), no Palácio Itamaraty, de Workshop para discutir propostas e elaborar, em conjunto, um plano de trabalho para o Programa de Extensão Rural e Modelos de Desenvolvimento para Moçambique - ProSavana - PEM do corredor de Nacala.
O trabalho foi iniciado em 2010 e, agora, chega à etapa de construção do Programa de Extensão Rural e Modelos de Desenvolvimento para Nacala, região com grande potencial para a produção de alimentos. O encontro reuniu delegações dos três países. O grupo brasileiro de extensionistas é composto por Ditmar Alfonso Zimath, Marcos Alves da Silva, Luiz Augusto Rocha, José Alexandre Ramos Trannin, Armando Jorge Luiz da Silva, Maria Auxiliadora Tavares Carvalho e Silvana Maria de Lemos.

De acordo com a extensionista do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) Silvana Lemos, a experiência do Brasil tem muito a contribuir com a construção de um programa de extensão rural para Moçambique. Ela afirma, no entanto, que é importante que se construam propostas que atendam a realidade rural e as necessidades dos agricultores moçambicanos e suas organizações.
 
Criar condições de infraestrutura, capacidade técnica e metodológica, organização e gestão e articulação de políticas públicas para estruturação dos serviços de extensão rural são, de acordo com o presidente do IPA e da Asbraer, Júlio Zoé de Brito, assuntos que estão sendo debatidos amplamente. Outros temas também discutidos estão relacionados à melhoria das condições de vida dos agricultores como meios de produção, acesso ao conhecimento e tecnologia, renda, titularização da terra, organização dos agricultores, principalmente jovens e mulheres, acesso a serviços básicos, como saúde, educação e lazer.
 
Temas macros que dizem respeitos às dificuldades enfrentadas pelos países também fazem parte das discussões, como a importação de alimentos, produção insuficiente nacional de alimentos e a segurança alimentar e nutricional. O coordenador da SAF/MDA, Hur Ben Silva, apresentou o Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural e a Política Setorial do Governo Brasileiro para a Agricultura Familiar. 
 

A ASBRAER, MDA, SENAR e IPA vêm apoiando na formulação desse programa, por meio de seus especialistas das áreas técnicas e de planejamento, contribuindo nas discussões que dizem respeito às experiências brasileiras na implantação dos serviços de Ater. Participam, ainda, do evento o diretor da Agência Brasileira de Cooperação Técnica, Fernando Abreu, o diretor Nacional de Extensão Agraria do Minag de Moçambique, Fernando Mavie, e o Vice-Diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural da JICA Matriz do Japão, Koji Makino.Ascom/IPA

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários