”Blog

Público recorde no 21 de Setembro vibra com jovens reverenciando o Velho Chico‏

Desfile cívico percorreu toda a Avenida Guararapes. Evento abordou tema sobre Rio São Francisco

Uma festa linda e criativa, renovando ainda mais as tradições da cidade de Petrolina.  Assim foi o desfile de aniversário de 120 anos do município que foi comemorado com o tradicional desfile das escolas, na noite desta segunda-feira (21). A festa teve jovens e crianças, que caracterizados, deram vida ao tema de 2015: “Rio São Francisco:  Pai e mãe de uma civilização singular, fonte de vida de um povo, destemido. Rio das lendas e da identidade de um povo”. A presença maciça da população é considerada a maior dos últimos anos. Segundo informações da Polícia Militar, cerca de  50 mil pessoas foram prestigiar o evento.

Prevista para começar às 18h, o deslocamento das escolas começou próximo à Praça Kennedy (do monumento aos pracinhas) e terminou perto da Ponte Presidente Dutra. Uma caminhada surpreendente, classifica a gestora da escola Municipal 21 de Setembro, Wilma Aparecida, que elogiou o novo horário. “Hoje está sendo tudo muito lindo, com muito brilho, muita animação. A avenida está cheia de gente prestigiando o desfile durante o trajeto todo. Acho, principalmente, porque o evento está acontecendo à noite, com o clima mais ameno, dá às pessoas predisposição a participar. Fomos aplaudidos o cominho inteiro”, salienta a gestora.

Famílias inteiras sentadas nas calçadas para acompanhar a grande homenagem a Petrolina. Momento marcante ficou também para a neta e a avó, Isis Mirielly da Silva Souza, 12, e Evaneide Maria de Souza, 55, que acompanharam os estudantes e as escolas encenando na pista. “Não consigo dizer qual escola é a melhor. As roupas, as alegorias, o brilho, estão ótimas. Trouxe minha neta para observar, e acabei sendo fisgada pela festa”, brinca Evaneide. “Estou gostando de tudo. Os movimentos que eles [aluno] fazem são muito difíceis”, diz Isis Mirielly.

O balanço
Com o término do desfile, o Secretário Municipal de Educação, Cel. Heitor Leite, fez avaliação do evento. “Esta comemoração foi marcada pelo entusiasmo dos alunos, professores, gestores e toda a comunidade escolar. Não tivemos um só incidente no percurso. Pelo que vinha acompanhando nas unidades, eu já sabia que o desfile teria êxito. A população abraçou o evento, aplaudiu, vibrou e ficou até o fim. Certamente que tudo isso é motivador para o próximo ano fazermos mais e melhor”, afirma.

O prefeito Julio Lossio também comemorou a festa preparada para  Petrolina. “ A  comunidade vibrou e participou da homenagem que Petrolina merece. Procuramos realizar o desfile no novo horário que foi solicitado pela população, desde o ano passado e fizemos o nosso melhor para que isso acontecesse, dando toda a infraestrutura para a participação de todos nessa grande festa”, salienta.
Ascom SEDUC
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários