”Blog

Deputado Federal Adalberto Cavalcanti cumpre agenda no município de Serrita PE.





O Deputado Federal por Pernambuco, Adalberto Cavalcanti (AVANTE), vem percorrendo vários municípios do estado de Pernambuco. Neste último domingo (22) o parlamentar cumpriu uma agenda extensa no município de Serrita no Sertão do Araripe.

Logo pela manhã Adalberto Cavalcanti participou de um café da manhã na casa do ex-vereador Dr. Héron Canejo que recebeu o parlamentar e várias outras lideranças políticas e amigos.

Após o Café da manhã, o Deputado Federal Adalberto Cavalcanti participou da 48ª Missa do Vaqueiro que é uma das celebrações mais tradicional do sertão.


A celebração teve origem a partir do assassinato do vaqueiro Raimundo Jacó, ocorrida nas caatingas do Sítio das Lages, distrito de Serrita, no Sertão do Araripe. A missa é realizada desde 1970, sempre no quarto domingo do mês de julho, e foi idealizada por Luiz Gonzaga, primo de Jacó e autor de uma música em homenagem ao vaqueiro.

A história de coragem se transformou num mito do Sertão e três anos após o trágico fim, sua vida foi imortalizada pelo canto de Luiz Gonzaga. O Rei do Baião, que era primo de Jacó, transformou “A Morte do Vaqueiro” numa das mais conhecidas e emocionantes canções brasileiras. Mas Gonzaga queria mais. Dessa forma, ele se juntou a João Câncio dos Santos – padre que ao ver a pobreza e as injustiças cometidas contra os sertanejos passou a pregar a palavra de Deus vestido de gibão – para fazer do caso de Jacó o mote para o ofício do vaqueiro e para a celebração da coragem.

“A missa do vaqueiro que já é tradicional aqui em Serrita, fortalece a nossa fé e resgata a cultura do homem sertanejo.” Concluiu Adalberto Cavalcanti

Integraram a comitiva do Deputado o Vereador de Serrita Erick, Ex-Vereadores Héron Canejo e Dr. Zé Ribeiro, Suplentes Dede Peixoto e Edilanio, Lideranças Locais Dr. Antônio Ribeiro, Dezin Cordolino, Dr. Rogério Canejo e Sérgio Lopes.

Blog Bruno Brito 

Postar um comentário

0 Comentários