”Blog

Hospital Regional de Juazeiro é alvo de operação da Polícia Federal



O Hospital Regional de Juazeiro é um dos pontos onde a Polícia Federal cumpre os mandatos de busca e apreensão nesta quinta-feira (19). Batizada como Operação Metástase, a ação conta com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e visa a desarticular um esquema de fraude em licitações e desvio de recursos públicos destinados ao HRJ, gerido pelo IBDAH.

Além de Juazeiro, as cidades de Castro Alves e Guanambi também estão incluídas na investigação. Em Salvador, a PF também fez buscas no o setor responsável por contratos da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A APMI, Organização Social de Saúde (OSs), também alvo central da operação, na capital baiana. Foram expedidos seis mandados de prisão, cinco de preventiva e um de temporária, e outros 16 de busca e apreensão.

Os agentes apuraram que a organização criminosa investigada passou a dominar a gestão de inúmeras unidades da rede estadual de saúde sob gestão indireta. Com fraudes nas licitações públicas, eles usavam diferentes Organizações Sociais de Saúde (OSs), que, na verdade, são controladas pelo mesmo grupo empresarial. Ou seja, eram registradas em nome de “laranjas”. IBDAH (em Juazeiro) e IPI (em Castro Alves) estariam na lista de investigadas.

De acordo com a apuração da PF, essas OSs passaram a contratar empresas de fachada ligadas ao mesmo grupo investigado, com contratos feitos de forma direcionada e com superfaturamento. Através desse esquema, “os recursos públicos destinados à administração hospitalar eram escoados, sem que muitos dos serviços fossem efetivamente prestados ou os produtos dossem fornecidos”, diz a corporação.

A medida é decorrente de um inquérito instaurado em setembro pelo Ministério Público Federal (MPF) para apurar supostos desvios na unidade de saúde. (Com informações do Bahia Notícias)

Blog Bruno Brito        

Postar um comentário

0 Comentários