”Blog

Jovem Edimar Costa foi um dos moradores de Santa Filomena/PE a encontrar o primeiro fragmento do meteorito em 2020.




No dia 19 deste mês de agosto de 2022 completará 2 anos que uma chuva de meteoritos ocorreu em Santa Filomena, no Sertão de Pernambuco. O fenômeno chamou atenção de cientistas e colecionadores, e causou uma verdadeira caçada pelos fragmentos. 

Um deles pesava quase 40 quilos e é considerado, pelos especialistas, o maior meteorito do tipo rochoso encontrado inteiro no Brasil

Exatamente a dois anos depois do ocorrido, a população da cidade pernambucana aguarda investimentos na cidade, como a implantação de um Museu e um Centro de Monitoramento.

O jovem Edimar da Costa foi um dos primeiros a localizar as pedras que caíram dentro na cidade. Ele vendeu o fragmento para um colecionador americano e investiu na própria educação. "Eu aproveitei a oportunidade que eu tive, oportunidade rara de encontrar o meteorito, comercializei ele para os pesquisadores que estavam aqui em busca dele e decidi investir ele na minha educação. Eu jjá tinha curiosidade em Educação. Já tinha o pensamento em participar e decidi dar início. Esse dinheiro eu aproveitei ele pra dar um pontapé inicial na minha educação". 



A chuva de meteoritos foi tão marcante que Edimar eternizou o fragmento na pele. "A gente espera que melhore, trocou de governo, de gestão e a gente está na expectativa que nos próximos anos pode sim ser apresentado novos projetos que beneficie a gente que gosta da astronomia e também o pessoal curioso, que está em busca dessa informação".

Foi através dessa chuva de meteoritos que Edimar ficou famoso na região, ele concedeu entrevistas para diversos canais de notícias de nível estadual e nacional como por exemplo o Fantástico, Encontro com Fátima Bernardes e Domingo Espetacular.

Edimar hoje é considerado um Digital Influencer e conta com mais de 12k de seguidores na sua rede social do instagram. Instagram Edimar

Para marcar a data, a Câmara de Vereadores de Santa Filomena instituiu o 19 de agosto como o Dia do Meteorito. O prefeito da cidade diz que vem se articulando com o governo do estado para que a queda dos meteoritos contribua com a educação e cultura do município.

Blog Bruno Brito



Postar um comentário

0 Comentários