”Blog

Datafolha: Lula tem 45% das intenções de voto; em seguida vem Bolsonaro com 32%



Em nova rodada da pesquisa Datafolha para a disputa presidencial, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de voto no primeiro turno. Em seguida vem Jair Bolsonaro (PL) com 32%, Ciro Gomes (PDT) com 9% e Simone Tebet (MDB), ficou com 5%.

Os candidatos Felipe D´Avila (Novo), Pablo Marçal (PROS) e Soraya Thronicke (UB) ficaram, cada um, com 1%. Os eleitores que disseram votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos somaram 4% dos entrevistados e não sabem/não responderam ficaram em 2%.

Os demais candidatos – Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (Democracia Cristã), Léo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 18 de agosto, Lula se manteve estável dentro da margem de erro, passando de 47% para os 45% registrados agora. Bolsonaro manteve exatamente o mesmo percentual da rodada anterior. Ciro Gomes – que marcou 7% anteriormente – também se mantém estável dentro da margem de erro. Simone Tebet, que tinha 2% no último levantamento, foi a única a registrar crescimento real.

Se forem levados em conta, os votos válidos, Lula tem 48% e Bolsonaro, 34%. Essa situação levaria a eleição, se fosse hoje, para o segundo turno. O Datafolha também mostrou que, em um segundo turno, o petista ficaria com 53% das intenções de voto, enquanto o atual presidente teria 38% dos votos.

A pesquisa ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00433/2022.

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários