”Blog

Primeira prova do Enem está em sintonia com temas atuais e sociais

 


Gabarito oficial deve ser divulgado no dia 23 deste mês; no próximo domingo, dia 20, estudantes encaram segunda maratona de provas
O primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ocorreu sem problemas em todo o país. Ao todo, 2,4 milhões de estudantes compareceram ao local de exame para responder a 90 questões de linguagens e ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia). A prova foi trouxe temas atuais e mais sociais, mas dentro do esperado.
Conforme o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas duas versões (impressa e digital) participaram do exame. O exame continuará no próximo domingo, dia 20, quando os participantes encaram a maratona de 90 questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará os gabaritos até o dia 23 deste mês, conforme previsto em edital.

Balanço do primeiro dia

A redação deste ano teve como tema ‘Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais’, considerado pelos professores como a cara do Enem, um problema de ordem social e, ao mesmo tempo, entra na questão dos direitos humanos.
O aspecto social chamou a atenção dos professores ouvidos R7. Questões ligadas à igualdade social e de gênero estiveram presentes no exame. A prova também foi considerada dentro dos padrões do Enem e bem equilibrada. Os estudantes também tiveram de encarar questões interdisciplinares, que transitaram entre história, geografia e sociologia. Como avaliou o diretor do curso Anglo, Sérgio Paganim, “foi uma prova de leitura da cidadania.”

Aulas online

Nesta semana, o R7 em parceria com o Kuadro, transmite aulas online com revisão de matemática, química, física e biologia. Os professores vão abordar os assuntos que mais caem no Enem e vão dar dicas para ajudar os estudantes no segundo dia de prova.
No próximo domingo, os participantes também poderão acompanhar os comentários da prova e acompanhar a correção do gabarito extraoficial.
(R7).
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários