”Blog

Reforma da histórica Praça Dom Malan em Petrolina (PE) deverá manter sua originalidade, garante Prefeitura



Quem conhece a história da Praça Dom Malan e da Catedral de Petrolina (PE) sabe da sua essência e originalidade.

O fato foi levantado após alguns tapumes e cercados serem instalados, após flagrante de leitores do Blog.

O secretário de Infraestrutura de Petrolina (PE) Fred Machado participou do Programa Edenevaldo Alves nesta quinta-feira, (11) e detalhou mais sobre o projeto de reforma.

“Todo o relógio, os brasões irão permanecer, a única coisa que vai acontecer é que vamos colocar intertravado em todo o perímetro, ou seja, ao redor, será feita a acessibilidade mantendo as pedras portuguesas sem perder a história da Praça”, disse o secretário.

Na frente da igreja Catedral serão instaladas fontes e iluminação especial.

O projeto

O equipamento, que está se preparando para celebrar o seu centenário no próximo ano, será totalmente restaurado. Serão realizadas as melhorias do piso e limpeza da pedra portuguesa, iluminação em led, pintura nova, novos bancos, duas fontes, entre outras melhorias. O projeto arquitetônico do espaço conta ainda com paisagismo através da colocação de grama e arborização.

Com um contexto europeu em pleno Sertão, a praça demonstra o olhar visionário do seu criador, o religioso Dom Malan.

O prefeito destacou a importância desta reforma para a conservação da história e cultura de Petrolina e ressaltou que obra vai valorizar ainda mais um dos pontos que é parada obrigatória para os moradores e turistas que chegam à cidade. “Um lugar icônico da nossa Petrolina, que já foi palco de acontecimentos marcantes e que está conectada com a vida de tanta gente. Seja pela fé, pela cultura ou até mesmo pelo turismo. E aqui, mais uma vez, vamos promover um importante acontecimento que vai marcar a história desse lugar. Estamos transformando Petrolina com ações em todas as áreas. É um resgate e conservação da história da nossa cidade, tornando-a ainda mais atrativa tanto para os moradores, quanto para os turistas”, concluiu o prefeito.


Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários