15 setembro 2015

Quebradeira já atingiria 130 municípios pernambucanos

Em decorrência da queda do FPM, 130 dos 184 municípios pernambucanos estão quebrados e sem condições de tocar programas que foram criados pelo governo federal, a exemplo do PSF (Programa de Saúde da Família).
A declaração foi dada nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa, pelo secretário-executivo de Planejamento e Gestão, Maurício Cruz.
Ele representou o secretário Danilo Cabral durante audiência pública que debateu a crise fiscal dos municípios brasileiros, especialmente daqueles que sobrevivem apenas dos recursos do FPM.
Segundo Cruz, a crise fiscal obrigou o governo federal a cortar, no primeiro semestre deste ano, 50% dos recursos das emendas parlamentares e 50% de repasses de convênios destinados a municípios.
Paralelamente, salientou, a situação foi agravada pela volta da inflação e das distorções provocadas pelo pacto federativo.
Lembrou que antes da Constituição de 1988, 80% dos impostos arrecadados pelo governo federal eram divididos com estados e municípios, ao passo que, hoje, esse percentual é de apenas 33%.
Participaram da audiência pública 26 prefeitos, vereadores e secretários municipais, além de vários deputados estaduais, entre eles Álvaro Porto (PTB), que propôs a realização do evento.
Segundo o presidente da Amupe, José Patriota (PSB), em razão das desonerações de impostos federais patrocinadas pela União, o FPM foi reduzido em R$ 121,4 bilhões em todo do país, entre 2008 e 2014, sendo que a perda dos municípios pernambucanos foi da ordem de R$ 6 bilhões no mesmo período.(Inaldo Sampaio)
Blog Bruno Brito
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Broomer






ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

PARCERIA
















Tecnologia do Blogger.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

MESTRE SERVIÇOS






PARCEIRO






Cachoeira do Roberto 200 Anos

Cachoeira do Roberto 200 Anos

Instagram


Pesquise







Mais Acessadas

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI