”Blog

Governo entrega 126 lotes de terra a agricultores familiares assentados em Barreiros



“Nós aceitamos sair das nossas terras porque também queremos contribuir com o crescimento do nosso Pernambuco”. Essas foram as palavras do agricultor José Rufino, um dos beneficiados com a entrega de 126 lotes do assentamento Ximenes, realizada, ontem, pelo secretário Ranilson Ramos numa uma ação integrada entre as secretarias de Agricultura e Reforma Agrária e a de Desenvolvimento Econômico, no município de Barreiros, Zona da Mata Sul Pernambucana. Na ocasião, José Rufino comemorou, também, a rapidez no processo da desapropriação e do remanejamento das famílias.
A iniciativa, conduzida pelo Instituto de Terras (Iterpe), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e pelo Complexo Industrial Portuário de Suape, permitiu a criação do assentamento que representa um marco na política social de Suape. As famílias beneficiadas foram remanejadas dos Engenhos Jurissaca e Ilha  localizados no Complexo, após acordo homologado na justiça e pagamento das indenizações pelas benfeitorias realizadas no terreno, ou seja, construções e plantações existentes nas áreas ocupadas.
O vice-presidente de Suape, Caio Ramos, destacou a importância do crescimento e do desenvolvimento socioeconômico do complexo de Suape para o Estado, mas fez questão de lembrar que o governador determinou que os trabalhadores fossem tratados da mesma forma que os empresários, sem qualquer distinção. Já o prefeito de Barreiros, Carlos Avelar, assumiu um compromisso com os agricultores. “A nossa parceria começa a partir de agora. Vamos adquirir parte da produção do assentamento Ximenes para abastecer nossas escolas, creche e hospitais, entre outras unidades assistenciais”, afirmou.
O secretário Ranilson Ramos parabenizou Suape pela agilidade em todo o processo de desapropriação dos 1.100 hectares dos engenhos Bombarda e Roncador. “A entrega dos 126 lotes foi apenas o primeiro ato. Vamos discutir, agora, diversas ações de infraestrutura de produção para transformar o assentamento Ximenes em modelo de reforma agrária para todo o Estado”.
Na oportunidade, Ranilson Ramos ressaltou a imediata intervenção de técnicos do IPA no estudo de desenvolvimento e implementação das culturas que alí serão plantadas. Além disso, determinou o estudo de infraestrutura hídrica e expansão da eletrificação rural. Assim com, a implantação do Programa Irrigação para Todos, como um novo componente para a melhoria para a produção de alimentos. Por fim, anunciou que dentro de noventa dias voltará ao assentamento para realizar a entregar dos títulos de propriedade de terra, documento que dá garantia jurídica de posse e de acesso às linhas de crédito aos agricultores. Da Ascom/IPA

Blog Bruno Brito


Postar um comentário

0 Comentários