”Blog

Nova diretoria da Asbraer toma posse - Júlio Zoé, reeleito para mais um mandato, defende união das entidades estaduais de Ater para a superação dos desafios impostos pelo meio rural.‏




Cabo de Santo Agostinho - No início da noite de ontem (21/03), tomou posse a nova diretoria da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) para um mandato de dois anos (2013/2014). Por aclamação, o presidente Júlio Zoé de Brito, que também comanda o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), foi reconduzido ao cargo. Em seu discurso, ele agradeceu a confiança dos dirigentes e reafirmou a necessidade de união e de convergência na construção de uma Ater forte, universal, pública e gratuita.
Entre os muitos desafios impostos aos extensionistas, Júlio Zoé destacou a sucessão na agricultura familiar. “Enquanto tivermos jovens sem poder de compra, de renda, ele não terá orgulho de dizer que são filhos de agricultores”.
A cerimônia foi prestigiada pelo deputado federal e secretário do Trabalho de Minas Gerais, Zé Silva, pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, pelo diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Dater/MDA), Argileu Martins, pelo diretor do Departamento de Produção e Sustentabilidade do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal, e pelo diretor da Faser, Manoel Saraiva, além de outras autoridades.
O diretor do Dater, Argileu Martins, destacou a importância das instituições de Ater e fez referência ao protagonismo da maioria dos dirigentes. Ele transmitiu, ainda, mensagem do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, que não pôde comparecer ao encontro. Na mensagem, o ministro reafirmou a parceria com a Asbraer, uma aliada que, como a pasta, se empenha no desenvolvimento rural brasileiro.
O deputado Zé Silva fez uma referência aos pioneiros da extensão rural brasileira e enumerou os projetos de sua autoria em tramitação no Congresso Nacional. Embora, hoje, esteja à frente da Secretaria do Trabalho de Minas Gerais, o parlamentar disse que não se descuidará das proposições, entre elas a que dispõe sobre o piso nacional de salário. O deputado propôs à nova direção da Asbraer que coloque na sua pauta de discussões dois temas: Qual é o modelo de Ater desejado e como financiar os serviços de assistência técnica e extensão rural.Da Ascom/IPA
Blog Bruno Brito


Postar um comentário

0 Comentários