”Blog

Operação Seca - Governo intensifica ações em São Bento do Una




O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, autorizou, na tarde de ontem (04/03), durante reunião realizada com a prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, 13 vereadores e representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento e sindicatos rurais, um conjunto de ações emergenciais de assistência à população e ao rebanho local. Entre as principais medidas estão a perfuração de dez poços, sendo cinco por meio de convênio, a instalação de quatro dessalinizadores e a construção de sete sistemas simplificados de abastecimento d’água, dois por execução direta e outros cinco por convênio com a prefeitura. O secretário solicitou, também, o mapeamento dos poços já perfurados para instalação imediata.
Para o rebanho, o município, que já foi um dos maiores do Estado em número de bovinos, suínos e aves, Ranilson Ramos autorizou, já a partir de hoje (05/03), a contratação, pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), de um caminhão diário de cana-de-açúcar para abastecer os pequenos criadores sem custos com frete. A cana será levada de Serro Azul até o município, onde os pecuaristas se responsabilizarão pela distribuição. Ficou acertado, ainda, o deslocamento de uma retroescavadeira e de uma pá-mecânica para o desassoreamento de pequenos açudes e barragens, o que vai assegurar a melhoria da capacidade de armazenagem após o ciclo de estiagem.
Por fim, o secretário se prontificou a visitar a comunidade quilombola de Serrote do Cabo Brabo, na próxima sexta-feira, durante as atividades itinerantes que serão realizadas em diversos municípios do Agreste e Sertão, todas as semanas, a partir da próxima quinta-feira (07/03), nos meses de março e abril.
As reivindicações das lideranças de São Bento do Una foram atendidas de imediato pelo secretário, logo após a realização da XXXIII Reunião do Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido, realizada, na sede do IPA, no Recife. Da Ascom/IPA
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários