”Blog

Ranilson Ramos anuncia série de ações emergenciais no primeiro dia das atividades itinerantes no Agreste



As visitas ocorrerão todas as semanas, nos meses de março e abril, do Agreste ao Sertão
O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, anunciou, ontem (07/03), durante o primeiro dia das atividades itinerantes, deliberadas na última reunião do Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido, uma série de ações nas áreas de infraestrutura hídrica e de assistência à população e ao rebanho. Até amanhã, ele irá visitar nove municípios do Agreste Meridional. Acompanham a agenda, o secretário executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos, o presidente do IPA, Júlio Zoé, e a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo.
Em Arcoverde, o secretário conheceu uma estrutura de produção de silagem localizada na fazenda Bom Jesus, de propriedade do pecuarista Rolderick Brito. No local, acompanhado do deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), dos representantes de sindicatos e produtores de leite de Venturosa, Bom Conselho, Pedra e Garanhuns, determinou a compra, pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), de quatro ensiladeiras que trituram a cana, permitindo que o volume transportado por cada caminhão possa ser triplicado.
As máquinas ficarão fixas nas frentes de corte de cana-de-açúcar, na Mata Sul do Estado, e permitirão maior velocidade ao carregamento dos caminhões que fazem o transporte para o Agreste. “Com os novos equipamentos, teremos um ganho substancial no volume da cana carregada, diariamente, para os principais polos da bacia leiteira pernambucana", destacou o secretário.
Ainda na unidade de produção, em Arcoverde, Ranilson Ramos solicitou que sejam realizados, pelo IPA, estudos da qualidade da silagem produzida com a tecnologia utilizada na fazenda Bom Jesus. A partir dos resultados, ele pretende implantar polos de distribuição em outros municípios que integram a bacia leiteira do Estado utilizando a mesma tecnologia.
Buíque - Acompanhado pela vice-prefeita, Miriam Briano, e por representantes de associações e sindicatos rurais, o secretário autorizou a perfuração de poços artesianos e solicitou a indicação de duas localidades a serem beneficiadas com a construção de duas barragens para o atendimento de 50 a 60 famílias, cada. O município receberá, ainda, maquinas para a limpeza de pequenos açudes e barreiros, além da contratação de mais carros-pipa. Na ocasião, Ranilson visitou o sítio Façola e o distrito de São Domingos. No distrito, o secretário anunciou que vai estudar a viabilidade de restabelecer o sistema de abastecimento de água, a partir da perfuração de poços artesianos.
“Estamos ouvindo as reivindicações da população in loco e tomando as decisões imediatas sobre as ações mais emergenciais. Com isso, pretendemos minimizar os efeitos da seca, sobretudo, na bacia leiteira do Agreste Meridional, que responde por 90% da produção estadual”, afirmou.
Pedra – Na passagem pelo município, o secretário esteve na barragem do Mandu, onde determinou a realização de estudos de viabilidade para a implantação de um sistema de abastecimento e autorizou a perfuração e instalação de poços. Acompanhado pelo prefeito Zeca Vaz, Ranilson autorizou convênio para reforma e construção de barragens e visitou laticínios onde constatou a queda na produção de leite da região.
Por fim, em Venturosa, o secretário, acompanhado do prefeito Ernandes Albuquerque, autorizou a contratação de carros-pipa e a perfuração e instalação de poços, construção de barragens e instalação de sistemas de abastecimento de água. Além disso, visitou várias propriedades produtoras de leite onde ouviu, atentamente, as reivindicações de criadores e se comprometeu a melhorar a logística da distribuição do milho da Conab e de cana-de-açúcar. Hoje, o secretário irá visitar mais quatro municípios - Capoeiras, São Bento do Una, Águas Belas e Bom Conselho. No sábado, segue para o Agreste Central, onde visitará, Caruaru e Riacho das Almas.Da Ascom/IPA
Blog Bruno Brito


Postar um comentário

0 Comentários