Eleições-2016
Nesta segunda-feira, dia 4 de julho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará a primeira reunião com os veículos de comunicação interessados em firmar parceria com o Tribunal para divulgar os resultados das Eleições Municipais de 2016 por meio do sistema Divulga 2016. A audiência, que este ano será realizada no Auditório 3 do edifício-sede da Corte, das 10h30 às 18h, está prevista na Resolução do TSE nº 23.456/2015, que dispõe sobre os atos preparatórios para o pleito de 2016.
A parceria facilita a divulgação dos resultados das eleições e dá agilidade à distribuição dos dados. Cada veículo parceiro poderá criar uma solução própria com os dados da divulgação disponibilizados pelo TSE e, assim, qualquer cidadão poderá acessar os resultados, de forma rápida e segura, de seu computador pessoal, tablet ou smartphone.
A reunião do dia 4 será dividida em duas partes. No período da manhã, será apresentada uma visão geral do sistema Divulga 2016 aos gestores, gerentes de projetos e jornalistas dos veículos interessados. Na parte da tarde, o encontro será destinado aos responsáveis da área de Tecnologia da Informação dos veículos, que conhecerão as especificidades e a infraestrutura do sistema.
O primeiro turno das Eleições 2016 será no dia 2 de outubro, e o segundo, no dia 30. Com toda a estrutura montada, o resultado das eleições começará a ser divulgado a partir das 17h (horário local) do mesmo dia das votações.
Segundo a Resolução do TSE nº 23.456/2015, parágrafo 3º, para cadastramento, na Justiça Eleitoral, com finalidade de divulgação dos resultados, a entidade interessada deverá cumprir as seguintes exigências: ser provedora de acesso à internet, empresa de telecomunicação, veículo de imprensa ou partido político com representação na Câmara Federal; acatar as orientações, critérios e prazos determinados pelos órgãos da Justiça Eleitoral; disponibilizar os resultados gratuitamente a qualquer interessado; divulgar os dados recebidos, informando a sua origem; ter inscrição no CNPJ com situação regular na Secretaria da Receita Federal do Brasil; e cadastrar-se na Justiça Eleitoral no prazo e nos moldes estabelecidos pela resolução.
As empresas interessadas em firmar parceria com o TSE devem preencher o formulário de cadastro disponível neste linkaté o dia 3 de agosto. Além do formulário de inscrição, os parceiros também encontrarão no Portal do TSE informações sobre o software do Divulga 2016, manuais de instruções, vídeos e todos os procedimentos necessários para a parceria. Para acessar a página da parceria no Portal do TSE, acesse este endereço.
Mais informações sobre a reunião podem ser obtidas pelo e-mail imprensa@tse.jus.br ou pelos telefones (61) 3030-7086 e 3030-7153.