”Blog

Mayllin Freitas apresenta Anátomo-clínica do mês de dezembro no HDM/IMIP de Petrolina

Essa semana, mais uma residente de pediatria do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina apresentou a Anátomo-clínica, que nada mais é do que um tipo de Trabalho de Conclusão de Curso, baseado em um caso clínico, cujo diagnóstico é desconhecido pelo aluno. A atividade, cumprida com brilhantismo por Mayllin Freitas, é obrigatória para todos os residentes do segundo ano, e tem por objetivo estimular o exercício do raciocínio clínico através da formação de hipóteses diagnósticas possíveis para o caso em questão.
A anátomo de Mayllin abordou o diagnóstico diferencial e as condutas médicas para os casos de distúrbio abdominal potencialmente grave em recém-nascidos. “Recebi o caso de um prematuro gemelar, tratado na Unidade de Terapia Intensiva [UTI], que evoluiu com abdômen agudo por úlcera gástrica perfurada. Sem dúvida, uma oportunidade única de aprender e concluir a minha formação”, ressaltou após a apresentação.
De acordo com a futura pediatra – que escolheu o Dom Malan para a sua residência devido à qualidade técnica e referência em formação médica continuada em Pernambuco – a passagem pela unidade materno-infantil foi mais do que proveitosa. “Com certeza essa foi uma experiência extremamente gratificante e enriquecedora. Os residentes têm a sorte de serem orientados por profissionais de renome no estado, com largo conhecimento e Know how no tratamento de crianças, e acho que isso faz toda a diferença”, concluiu.
A paixão é tamanha pelo Vale do São Francisco que Mayllin, que é natural de Petrolina e se formou na Escola de Medicina Souza Marques no Rio de Janeiro, pretende seguir carreira médica na região. “Quero continuar estuando e servindo à população”, garante.
“Servindo, e servindo bem”, afirma a preceptora e coordenadora médica da pediatria Anaisa Soares. “A anátomo de Mayllin foi digna de uma pós-graduada e, sem dúvida, o Vale ganha mais uma excelente especialista", complementou. Sobre “exportar” bons especialistas, a diretora de ensino e pesquisa, Angélica Guimarães pontua: “O ensino médico na região tem evoluído muito e nós temos formado profissionais cada vez melhores, capazes de prestar uma assistência à saúde de extrema qualidade à população. O Vale está se tornando independente e resolutivo. Hoje, nós já conseguimos tratar aqui muitos problemas de saúde que antes dependiam de grandes centros e essa é a nossa maior conquista”.
Ascom
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários