”Blog

Nível do Rio São Francisco sobe mais de seis metros com as chuvas de fevereiro

Na região de Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, o nível do Rio São Francisco subiu cerca de 6,3 metros depois das últimas chuvas do mês de fevereiro, mudando todo o cenário do Velho Chico. Diferente do fim do ano passado que elevou o nível do rio em 3 metros, não cobrindo vários bancos área.
Com o aumento do nível da água desta semana, é possível ver grandes diferenças. O braço do rio que passa próximo a gruta do Santuário está correndo, e vários pontos estão alagados, o que há muito tempo a população não via, de acordo os ribeirinhos. “Várias lagoas já estão cheias, ainda falta, mas já é uma grande mudança”, afirmou um agricultor. Conforme medições feitas por Maria Alice Alves, responsável pelas leituras para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho, o nível do Rio São Francisco chegou em 6,32 na terça-feira (13), só que está baixando, chegando ontem (19) em 6,24 m.
Ela afirma essa que grande quantidade de água é uma grande novidade, porque o rio estava muito baixo, e que tem aproximadamente dois anos que o Velho Chico não sobe assim. “6 metros é muito alto. A gente está esperando que antes de passar a Quaresma ele vá encher ainda, quem sabe? Temos o mês de março todinho ainda”.
A mudança enche de esperança muitos pescadores da região, que viram no inicio do segundo semestre de 2017 uma das piores baixas do São Francisco  no trecho de Bom Jesus da Lapa dos últimos anos. A cheia é influenciada em grande parte pelas chuvas em Minas Gerais, na cabeceira do rio. (Bom Jesus da Lapa Notícias) 
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários