”Blog

Desastroso. Incêndio consome o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro-RJ

Uanderson Fernandes/ Agencia O Globo
POR O GLOBO
RIO — Um incêndio de grandes proporções atinge o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na noite deste domingo(02). De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 50 homens de três quartéis estão no local combatendo as chamas desde as 19h. Parte do interior do edifício ja desabou.
A assessoria do Museu Nacional informou que ainda não está claro o que deu início ao incêndio, sendo necessário esperar o trabalho dos bombeiros para obter mais informações. Embora domingo seja um dia de visitações frequentes, o museu fechou às 17h e, neste horário, não há mais ninguém no local além dos funcionários de segurança. No momento em que as chamas começaram a se alastrar, haviam quatro vigilantes no prédio. Os militares estão em contato com as concessionárias para cortar o gás e os escapes que possam alastrar o fogo.
Os três andares do palácio abrigam um acervo de 20 milhões de itens, incluindo documentos da época do Império; fósseis; coleções de minerais; e a maior coleção egípcia da América Latina. Trata-se da instituição científica e do museu mais antigos do Brasil, tendo em maio último completado 200 anos. A visitação média mensal é de 5 a 10 mil pessoas.
— A gente não faz ideia de como começou! Tá chegando muita gente que trabalha aqui. É muito amor por essa instituição, são 200 anos do Museu, isso aqui é o trabalho da vida de muita gente, são coleções zoológicas, botânicas, tudo perdido, tudo perdido! — lamentou Lilian, bióloga e pesquisadora do museu, aos prantos.
Bióloga do Museu não segurou a emoção ao ver a chama tomar conta do prédio – Thayná Rodrigues
Muito emocionada, a vice-diretora do Museu Nacional, Cristiana Cerezo chegou ao local muito emocionada e chegou a se atirar ao chão. Ela afirma que haviam muitos produtos inflamáveis no interior do prédio.
— Haviam muitos produtos que poderiam causar incêndio, a gente tinha um plano pra evacuar essas substâncias do Museu, mas infelizmente isso aconteceu — disse, bastante emocionada.
— A gente estava trabalhando com a atualização da prevenção de incêndio, realizando treinamentos, é muito triste — concluiu.
O funcionário Henrique Barbosa, que há dois anos trabalha no setor financeiro do prédio, também não conseguiu esconder a tristeza.
— Eu soube que acabou o museu! É uma comoção muito grande!
Vera Tostes, museóloga que dirige o Museu do Instituto Histórico Nacional e já dirigiu um outro museu muito importante, o Museu Histórico Nacional, definiu a perda como incalculável.
— Eu estou arrepiada! É uma perda incalculável! Estas estruturas dos palácios mais antigos tem muita madeira, tudo pega fogo muito facilmente. Eu estou tão emocionada que não consigo falar. Parece que atingiu a sala dos embaixadores, a parte onde ficavam as múmias… Não tem como dizer em cifras o que está acontecendo! — disse, muito emocionada.
Museu Nacional na Quinta da Boa Vista pega fogo – Uanderson Fernandes / Agência O Globo
PARTE DE VERBA DO BNDES PREVIA INVESTIMENTO EM PREVENÇÃO DE INCÊNDIO
Em junho deste ano, o BNDES assinou um contrato de financiamento de R$ 21,7 milhões para restauração do Museu Nacional. Uma parcela da verba deveria ser investida em segurança contra incêndio. Além disso, os recursos seriam destinados para uma reforma da biblioteca, localizada no Horto Botânico, e para a restauração de estruturas como o telhado do museu e os aposentos do imperador Dom Pedro II.
Anteriormente, em entrevista ao GLOBO, o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, disse que a instituição precisava de mais verbas para reformar o prédio. Antes uma vitrine do Império, o museu vinha sofrendo de goteiras, infiltrações e problemas gerais na infra-estrutura, segundo apontou relatório de 2016 da Biblioteca do Museu Nacional.
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários