”Blog

SESAU anuncia medidas de prevenção contra mariposas ligadas aos casos de lesões de pele



Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) anunciou, nesta quinta-feira (9), uma série de medidas de proteção que devem ser tomadas pela população contra a mariposa do gênero Hylesia, apontada como suspeita de provocar coceiras e lesões de pele em quase 500 pessoas em 17 municípios de Pernambuco.

As medidas incluem a diminuição da iluminação externa das casas; evitar deixar roupas, toalhas e lençóis em varais, principalmente durante os horários de fim de tarde; deixar portas e janelas fechadas ou utilizar telas para insetos, especialmente no entardecer, e passar panos molhados nos móveis da casa. Todas as ações têm o intuito de evitar que as cerdas da mariposa, supostamente responsáveis pelo surgimento das lesões, entrem nas residências e possam se espalhar.

A equipe que pesquisa as lesões cutâneas encerrará as atividades de campo nas áreas mais afetadas ainda nesta semana. Foram instaladas armadilhas nas casas de pessoas que apresentaram o problema para capturar as mariposas e levá-las à análise. Também foram aplicados questionários com os moradores.

Todos os dados coletados pela equipe de especialistas serão sistematizados, estudados e anexados aos exames clínicos e laboratoriais.

A Sesau advertiu também sobre a importância de a população não matar as mariposas para evitar um desequilíbrio ambiental.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde do Recife, Marcella Abath, o grupo vai elaborar um documento previsto para sair na segunda-feira (13). “Nós temos um grupo de discussão composto por técnicos, pesquisadores, médicos infectologistas e um grupo de dermatologistas que estão ajudando na investigação. Hoje, a equipe ainda está em campo e depois, vamos processar as informações e elaborar um relatório com tudo o que foi feito e o que foi encontrado”, relatou.

A moradora de Camaragibe Maria José Souza vive próximo a uma região de mata e teve a lesão cutânea durante o mês de novembro. De acordo com ela, as manchas sumiram após 15 dias, mas a coceira ainda permanece.

A orientação para todas as pessoas que apresentam os sintomas de coceira e vermelhidão na pele continua sendo procurar uma unidade de saúde para receber o tratamento e orientação correta.

Casos

Até a terça-feira (7), 485 casos foram notificados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em 17 cidades do estado.

Recife é o município com maior concentração de casos, tendo registrado 235 quadros de lesões, espalhados por 49 bairros da cidade, de acordo com dados divulgados pela Sesau.

(Folha de Pernambuco).

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários